Topo

Ibra se despede com show e PSG repete 'tríplice coroa' nacional

21/05/2016 19h49

Paris, 21 Mai 2016 (AFP) - O astro sueco Zlatan Ibrahimovic se despediu em grande estilo do Paris Saint-Germain, ao balançar as redes duas vezes na vitória por 4 a 2 sobre o arquirrival Olympique, garantindo o décimo título do clube na Copa da França, neste sábado, no Stade de France.

Sem rival desde que passou a contar com os petrodólares catarianos, o PSG garantiu os três títulos nacionais possíveis pela segunda temporada seguida, depois de faturar o tetracampeonato na Ligue 1 e o tri na Copa da Liga.

De quebra, o time parisiense igualou o recorde de títulos do próprio Olympique na Copa da França, aumentando a "freguesia" do maior rival, para o qual não perde há dez jogos.

O time de Marselha também é a vítima predileta de Ibra, que marcou nada menos do que 11 gols no maior clássico do futebol francês.

Blanc: 'não é suficiente'"Vim, vi e conquistei", sentenciou o sueco depois da partida, parafraseando o imperador romano Júlio César. Uma declaração pouco surpreendente da parte do confesso ególatra que chegou a dizer um dia que "colocou a França no mapa".

"Foi uma aventura formidável para mim, ainda mais quando vejo como o clube estava quando cheguei e como ficou hoje. Missão cumprida. Não aprendi a falar francês, mas ganhei tudo", completou o veterano de 34 anos.

Ibra conquistou nada menos de 12 títulos nacionais em quatro anos e 180 partidas com o PSG, com o tetracampeonato da Ligue 1, duas Copas da França, três Copas da Liga e três Supercopas da França.

A última temporada foi a melhor no ponto de vista individual, com nada menos de 38 gols na Ligue 1, o maior total para um jogador do clube em uma única temporada.

Esses números superlativos, porém, não livraram o sueco da fama de 'amarelão' em competições europeias. O PSG foi eliminado três vezes seguidas na Liga dos Campeões, sempre com atuações decepcionantes do astro.

Por isso o técnico Laurent Blanc comemorou a conquistar de mais um título nacional, mas deixou claro que "não é suficiente" para um clube com as ambições do PSG.

"Sempre disse que seria complicado repetir a tríplice coroa nacional, então fiquei feliz por ter conseguido, mas isso não é suficiente. Deixamos claro desde o início que o objetivo era ganhar a Liga dos Campeões, mas podem ter certeza que é muito difícil", afirmou o treinador.

- Ibra artilheiro e garçom -No Stade de France em polvorosa por conta da grande rivalidade entre as duas equipes, o PSG fez valer o favoritismo, ao marcar um gol no início de cada tempo.

Blaise Matuidi abriu o placar com apenas dois minutos de bola rolando e completou para as redes um lindo cruzamento de três dedos do meia argentino Di María.

Florian Thauvin deixou tudo igual logo aos 12, ao superar a marcação do brasileiro Maxwell para acertar um chute seco da entrada da área.

O gol incendiou a fanática torcida do Olympique, que passou a acreditar no sonho de acabar com a hegemonia do PSG, mas o time parisiense começou o segundo tempo como o primeiro, com mais uma participação decisiva de Matuidi.

Aos 2 da etapa final, o volante recebeu passe de Cavani na área e foi derrubado por Nkoulou, levando o árbitro a marcar pênalti. Ibra foi para a cobrança e não desperdiçou.

O sueco, que não é tão fominha quanto parece, ainda deu uma de "garçom" para Cavani. Aos 12, o atacante lançou Cavani na direita, e o uruguaio fuzilou Mandanda para fazer 3 a 1.

Ibra ainda tinha fome de gol e fez o segundo dele na partida aos 37, ao tocar na saída do goleiro, após receber linda enfiada de Matuidi.

O belga Batshuayi ainda descontou a três minutos do fim, mas já era tarde demais para impedir mais uma consagração do PSG.

O Olympique, que chegou a ficar perto da zona de rebaixamento há poucas semanas, perdeu a oportunidade de salvar uma das piores temporada da sua história e está fora das competições europeias.

A vaga na Liga Europa acabou indo para o Saint-Etienne, sexto colocado da Ligue 1, que entrará na terceira fase preliminar.