Topo

Juve e Bayern podem garantir título antecipado ; Barça quer segurar rivais

21/04/2016 09h26

Paris, 21 Abr 2016 (AFP) - Os campeonatos europeus chegam às últimas rodadas com algumas indefinições, como na Espanha, onde o Barcelona tenta segurar a pressão dos rivais Atlético e Real Madrid, enquanto Juventus e Bayern de Munique terão oportunidade de garantir o título matematicamente.

Na Inglaterra, o Leicester segue com vantagem considerável sobre o vice-líder Totenham, mas, se quiser evitar forte emoções na reta final da Premier League, não poderá sofrer tropeço como do último fim de semana, quando empatou nos acréscimos com o West Ham.

Já Juventus e Bayern de Munique, líderes isolados do Campeonato Italiano e Alemão, respectivamente, não parecem saber o que a palavra 'tropeço' significa e seguem de vento em poupa rumo a mais um título nacional.

A Juve terá a oportunidade de se sagrar campeã italiana pela quinta vez seguida, mas para isso precisa vencer uma rival histórica, a Fiorentina, e torcer para que o vice-líder Napoli não vença a Roma fora de casa.

O mesmo acontece com o Bayern, que só garante o tetra neste fim de semana se derrotar o Hertha de Berlim e contar com uma derrota do Borussia Dortmund diante do Stuttgart.

- Barça tenta segurar Atlético e Real -Após três semanas de derrotas, eliminação e crise, o Barcelona se reencontrou com a vitória no Campeonato Espanhol, um resultado que recolocou a equipe no caminho rumo ao bicampeonato espanhol.

Os rivais Atlético (2º) e Real (3º), que também venceram no meio de semana, porém, seguem na cola do líder. Os 'Colchoneros' tem os mesmos 79 pontos do clube catalão, enquanto os 'Merengues' estão um ponto atrás, a quatro rodadas para o fim da competição nacional.

Apesar de todas as dificuldades recentes, o Barcelona continua sendo a única equipe que só depende de si para erguer o troféu da Liga ao fim da temporada.

Neste sábado, o adversário de Messi, Suárez e Neymar será o Sporting Gijón (18º), uma equipe que luta contra o rebaixamento e não deve ser capaz de tirar pontos do gigante catalão.

No mesmo dia, Real Madrid, que enfrenta o Rayo Vallecano (16º), e o Atlético de Madri, adversário do Málaga (8º) terão que confirmar o claro favoritismo para se manter colados no Barça na tabela.

- Leicester faz contagem regressiva -A história mais incrível da temporada na Europa continua buscando um final feliz.

O pequeno Leicester, líder da Premier League, tropeçou na última rodada e viu o Tottenham, seu único adversário na briga pelo título inglês, se aproximar a cinco pontos de distância.

Já classificados para a próxima Liga dos Campeões, por si só uma façanha e tanto para um clube de pequeno porte do futebol inglês, os 'Foxes' não estão satisfeitos e seguem sonhando com o título nacional, a quatro rodadas do fim da temporada.

Sem poder contar com o artilheiro Jamie Vardy, expulso no último jogo, o técnico Claudio Ranieri precisará apostar no talento de Riyad Mahrez contra o Swansea (15º), adversário teoricamente acessível, no domingo.

No mesmo dia, o Arsenal (4º) tentará se manter na zona na Champions diante do Sunderland (18º) e precisa segurar o ímpeto do Manchester United, 5º colocado com um ponto a menos e que entra em campo na terça-feira contra o West Ham (6º).

O vice-líder Tottenham joga somente na segunda-feira, em Londres, contra o West Bromwich (14º), com conhecimento do resultado obtido pelo Leicester, mas sabe que somente a vitória interessa se quiser continuar brigando pelo título.

- Juve e Bayern com a mão na taça -Juventus e Bayern lideram com mais folga que o azarão inglês seus respectivos campeonatos e já podem soltar o grito de campeão nesta rodada.

Nos dois casos, os principais juízes de paz são times da capital, o Hertha de Berlim e a Roma, que jogarão em casa.

Para isso, a Juve basta vencer a Fiorentina (5ª) no domingo e torcer para que o Napoli, vice-líder do 'Calcio' com 9 pontos a menos, tropece no dia seguinte no campo a Roma (3ª), a quatro rodadas para o fim da competição.

Além de poder entregar de bandeja o título italiano à Juve, uma vitória aproximaria a Roma a três pontos a Roma dos napolitanos, que têm em mãos a última e cobiçada vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

Já o Bayern quer acabar de vez com as esperanças do Borussia Dortmund (2º) e poder se concentrar no duelo da próxima quarta-feira contra o Atlético de Madri, pelas semifinais da Champions.

O palco da volta olímpica pode ser justamente o estádio olímpico de Berlim, onde o Bayern visita o Hertha, no sábado, enquanto o Borussia também joga fora de casa, contra o Stuttgart (15º).

Na França, todas as atenções serão voltadas para a final da Copa da Liga, com o Paris Saint-Germain tentando conquistar o segundo título da temporada contra o Lille, no sábado, no Stade de France.

Na Ligue 1, Monaco (2º), Lyon (3º) e Nice (4º) continuam lutando à distância pelas duas vagas ainda disponíveis para a Champions, atrás do campeão PSG.

O Nice abre a rodada contra o Reims (17º), o Lyon joga no sábado, contra o Toulouse, e o Monaco só entra em campo no domingo, diante do Rennes, outro time que briga por uma vaga nas competições continentais.

- Principais jogos do fim de semana nos campeonatos europeus:

-- Campeonato Espanhol (35ª rodada):

- Sábado:

(11h00) Rayo Vallecano - Real Madrid

(13h15) Atlético de Madri - Málaga

(15h30) Barcelona - Sporting

-- Campeonato Inglês (35ª rodada):

- Sábado:

(08h45) Manchester City - Stoke City

(11h00) AFC Bournemouth - Chelsea

Liverpool - Newcastle

- Domingo:

(10h05) Sunderland - Arsenal

(12h15) Leicester - Swansea City

- Segunda-feira:

(16h00) Tottenham - West Bromwich

- Terça-feira:

(15h45) West Ham - Manchester United

-- Campeonato Alemão (31ª rodada):

- Sábado:

(10h30) Stuttgart - Borussia Dortmund

Hertha Berlim - Bayern de Munique

(13h30) Schalke 04 - Bayer Leverkusen

-- Campeonato Francês (35ª rodada):

- Sábado:

(12h30) Toulouse - Lyon

- Domingo:

(09h00) Olympique de Marselha - Nantes

(12h00) Saint-Etienne - Lorient

(16h00) Rennes - Monaco

- Quarta-feira:

(15h30) Bordeaux - Paris SG

-- Campeonato Italiano (35ª rodada):

- Domingo:

(15h45) Fiorentina - Juventus

- Segunda-feira:

(10h00) Roma - Napoli.