Topo

Barça libera Neymar para as Olimpíadas, mas craque está fora da Copa América

20/04/2016 19h43

Barcelona, 20 Abr 2016 (AFP) - Neymar foi liberado pelo Barcelona para tentar conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o único que ainda falta à seleção brasileira, mas não poderá disputar a Copa América do Centenário nos Estados Unidos.

"O Barcelona agradece a Confederação Brasileira de Futebol e seu presidente, Marco Polo del Nero, que aceitou a proposta feita pelo clube para que o jogador Neymar Jr. tenha que disputar apenas os Jogos Olímpicos, que acontecerão dos dias 3 a 21 de agosto. Desta forma, Neymar foi liberado de jogar a Copa América, que será disputada dos dias 3 a 26 de junho", informou o clube catalão num comunicado.

O técnico da seleção, Dunga, tentou a todo custo contar com a maior estrela do futebol brasileiro em ambos os torneios, mas no fim precisou dar o braço a torcer diante da recusa do Barcelona, que não via com bons olhos uma de suas joias disputar competições com o Brasil num momento em que deveria estar descansando para próxima temporada europeia.

A Fifa obriga os clubes a ceder os jogadores para os torneios organizados pela própria entidade e que fazem parte do calendário oficial, como a Copa do Mundo ou a própria Copa América, o que não é o caso dos Jogos Olímpicos, que são responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional.

Com isso, a CBF acabou negociando para ter Neymar nos Jogos do Rio, levando em consideração o fato de que a medalha de ouro olímpica no futebol masculino é a única conquista que a seleção ainda não possui.

Medalhista de prata em LondresNum primeiro momento, quando havia chances de Neymar disputar as duas competições, a imprensa espanhola afirmou que o jogador chegou a pedir aos dirigentes do Barça para ser liberado para disputar a Copa América a partir das quartas de final e depois ajudar a seleção nos Jogos, o que foi negado.

Capitão da seleção, o craque do barça tem 24 anos, um ano a mais que a idade máxima da seleção olímpica, mas o regulamento autoriza as equipes a levar três jogadores mais experientes.

O atacante já disputou os Jogos de Londres-2012, quando o Brasil ficou com a medalha de prata, ao perder por 2 a 1 para o México na decisão.

Nos Jogos, a seleção brasileira faz parte do Grupo A, no qual enfrentará África do Sul, Iraque e Dinamarca.

A estreia será no dia 4 de agosto contra a seleção africana, em Brasília. Em 7 de agosto, Neymar e companhia encaram os iraquianos, também na capital federal. A última partida da primeira fase será contra a Dinamarca em Salvador, no dia 10 de agosto.