Atleta de Peso vai a Paris-24 por inclusão: 'Esporte para todos os corpos'

Estudante de educação física e esportista, a influenciadora Ellen Valias realizará um sonho ao embarcar para Paris durante as Olimpíadas que ocorrerão entre julho e agosto. Conhecida como Atleta de Peso, a jovem quer enfatizar a importância da inclusão de todos os tipos de corpos no esporte e nada melhor do que carimbar a presença no maior evento esportivo do mundo.

"Falta bastante divulgação de modalidades olímpicas de corpos diversos, como no atletismo. A gente tem muito corpo gordo, a gente tem corpos diversos ali. Temos diversidade corporal que pode ser mostrada, porque isso traz representatividade. Quando uma criança vê os atletas durante os Jogos, ela se vê. Ela consegue traçar um plano", disse.

"Tem muita criança que, neste momento, está ali na aula de educação física desacreditada do corpo dela. Então, se ver representada na televisão é muito importante. Isso pode mudar a vida dessa criança. O esporte pode ser uma ferramenta de saúde mental e bem-estar. Não podemos só ficar vinculando com estética imposta, emagrecimento", comentou.

Como uma mulher preta e gorda, Ellen defende o esporte democrático e inclusivo. Amante do basquete e de várias outras atividades, a Atleta de Peso, que já completou uma meia maratona, e experimentou a exclusão e a sensação de não pertencimento ao mundo esportivo devido ao tamanho de seu corpo.

Em 2021, ano das Olimpíadas de Tóquio, Ellen foi colunista do UOL e escreveu sobre a inclusão no esporte.

Essas e outras experiências a levaram a ingressar na faculdade de educação física, com o objetivo de promover uma abordagem mais inclusiva e acolhedora entre profissionais da área e alunos.

"A gente está em 2024, e eu acho que seria muito importante ter na grade escolar uma matéria de diversidade corporal que ensine os jovens a respeitar todos os corpos. Todo corpo tem a sua possibilidade de se movimentar, de existir. Com isso, a gente consegue trazer a inclusão de verdade e não excluir, não ridicularizar, não achar que é só um corpo correto para fazer atividade física, esporte", destacou a influencer.

Em Paris, Ellen Valias estará com o time de influenciadores da Play9, mediatech que tem como sócios o comunicador digital e youtuber Felipe Neto, o jornalista e empresário João Pedro Paes Leme e Marcus Vinicius Freire, ex-diretor do Comitê Olímpico do Brasil.

"Eu estou super animada para ir para as Olimpíadas, é um sonho que está se realizando. A ideia do trabalho com a Play9 é levar personalidade por meio dos criadores de conteúdo para mostrar a todos os bastidores, as curiosidades do Time Brasil ao longo da competição. Estarei ao lado de pessoas incríveis, como Fátima Bernardes e Clayton Conservani", explicou Ellen.

Continua após a publicidade

"Eu via as Olimpíadas da minha casa, da televisão. Estar lá levando a minha mensagem e vivendo tudo in loco mostra o quanto o esporte tem esse papel de mudar a vida das pessoas. Não só quando a gente pratica, ajudando na nossa saúde mental e física, mas como veículo de informação e entretenimento", concluiu.

Deixe seu comentário

Só para assinantes