Rafaela é a 1ª judoca brasileira campeã olímpica, mundial e pan-americana

Rafaela Silva se tornou a primeira judoca brasileira a ser campeã nas Olimpíadas, no Mundial e no Pan-Americano. Na tarde de hoje (28), ela alcançou o topo do pódio em Santiago, no Chile.

Título que faltava

Rafaela Silva conquistou o ouro no feminino 57Kg, em final contra a argentina Brisa Candela, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Esse era o título que faltava na coleção. Ela já havia alcançado o topo do pódio nos Jogos Olímpicos Rio-2016, e foi bi do Mundial, no Rio de Janeiro em 2013 e em Tashkent, em 2022.

"Com certeza [faltava um ouro], e foi esse que vim buscar aqui. Estou muito feliz com o meu desempenho. Não foram alguns meses ou anos, toda a minha vida. Esse é meu quarto Jogos Pan-Americanos e era sempre na trave, prata, bronze... Consegui o ouro que foi retirado. Então, tinha esse objetivo de conseguir essa medalha e estou muito feliz", afirmou.

Rafaela foi ouro na disputa do Pan em Lima, em 2019, mas a medalha foi retirada após ela testar positivo em exame antidoping realizado em agosto do mesmo ano.

Brasil mostra força

O Brasil foi hegemônico no primeiro dia de disputa do judô nos Jogos Pan-Americanos. Foram seis medalhas, sendo quatro ouros e dois bronzes.

Além de Rafaela, Alexia Nascimento, no feminino 48Kg, Michel Augusto, no masculino 60Kg, e Larissa Pimenta, no feminino 52Kg, foram os outros campeões.

Amanda Lima, no feminino 48Kg, e Willian Lima, no masculino 66Kg, ficaram com a terceira colocação.

Continua após a publicidade

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes