Topo

Algoz de Medina posta ameaça de morte recebida em meio à polêmica com notas

Ethan Ewing venceu bateria polêmica contra Gabriel Medina nas quartas de final do Surf Ranch Pro - Aaron Hughes/World Surf League via Getty Images
Ethan Ewing venceu bateria polêmica contra Gabriel Medina nas quartas de final do Surf Ranch Pro Imagem: Aaron Hughes/World Surf League via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/05/2023 13h31Atualizada em 30/05/2023 08h46

O australiano Ethan Ewing, algoz de Gabriel Medina na polêmica etapa de Surf Ranch Pro, postou nas redes sociais uma ameaça de morte feita por um torcedor brasileiro.

O que aconteceu

Ewing compartilhou em seus stories um print com a ameaça de morte que recebeu, escrevendo a irônica legenda 'Como são bons os fãs de surfe'.

"Um dia, você vai competir no Brasil, e nós lembraremos de você. Prepare-se. Estou falando de novo. Aqui no Brasil nós vamos te matar. Saquarema vai ser seu funeral", escreveu, em inglês, o brasileiro, que já desativou a sua conta no Instagram.

Ethan Ewing foi o responsável por eliminar Gabriel Medina nas quartas de final da etapa de Surf Ranch Pro, realizada no fim de semana, na piscina de Kelly Slater, na Califórnia (EUA). Ele perdeu para o brasileiro Italo Ferreira nas semifinais.

Surfista Ethan Ewing postou ameaça de morte que recebeu de um torcedor brasileiro - Reprodução/Instagram @ethan_ewing - Reprodução/Instagram @ethan_ewing
Imagem: Reprodução/Instagram @ethan_ewing

O desabafo de Medina

Gabriel Medina fez um pronunciamento com cobranças à Liga Mundial de Surfe (WSL) após a sua eliminação para Ethan Ewing. Eles obtiveram o mesmo somatório de pontos (16.67), mas o australiano avançou por ter a onda com melhor nota (9.07 contra 8.67).

Medina afirmou que a avaliação dos juízes está recompensando um surfe "muito simples e transições incompletas". Por outro lado, segundo ele, progressão e variedade não estão sendo valorizados.

O brasileiro manifestou sua frustração e afirmou que isso "ameaça o crescimento" do surfe. Ele opinou que, se nada for feito, fãs e patrocinadores acabarão se afastando da modalidade.

A mãe de Medina também foi às redes sociais e classificou a eliminação do filho como 'o maior roubo da história'.

Medina ainda fora do top 5

Gabriel Medina chegou aos 24.705 pontos no ranking da WSL e subiu para a sexta colocação.

Ethan Ewing subiu para o quarto lugar, indo a 28.895. Griffin Colapinto, vencedor da etapa de Surf Ranch, assumiu a liderança, com 35.090.

João Chianca (2º, 33.000), Filipe Toledo (3º, 31.660) e Jack Robinson (5º, 26.545) completam o top 5.

A próxima etapa do Mundial de Surfe acontece em El Salvador, entre os dias 9 e 18 de junho.

Vale lembrar que os cinco primeiros colocados decidem o título em final que acontece no mês de setembro, em Trestles.