Topo

Surfista que agrediu mulher se desculpa, mas diz que vídeo foi editado

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/04/2023 23h41

O surfista JP Azevedo disse estar arrependido de ter agredido a americana Sara Taylor em Bali, na Indonésia, mas alegou que também foi alvo de ataques.

O que aconteceu

O brasileiro se pronunciou, pediu desculpas e falou que está envergonhado pelas suas "atitudes inadequadas". O homem também disse que "perdeu a cabeça".

Ele, no entanto, afirmou que também foi agredido e que o vídeo compartilhado pela mulher nas redes sociais foi editado. O capixaba pediu que a íntegra da gravação seja publicada para que "todos pudessem entender o que aconteceu".

JP Azevedo alegou que revidou um soco no rosto recebido por um surfista e que só depois percebeu que se tratava de uma mulher. Segundo o brasileiro, tudo ocorreu porque ele foi questionar a pessoa em questão após seu amigo ser empurrado em uma disputa por onda, e que teria se desculpado ao constatar o engano.

O surfista acrescentou que "saiu da água triste" e que depois foi atacado pela mulher e por uma amiga. Ele acusou as duas de tê-lo jogado ao chão e de terem pegado a sua prancha, o que teria desencadeado a sequência de socos e pontapés em solo.

Ele finalizou dizendo que nada justifica o seu erro, que se arrepende e estendeu o pedido de desculpas ao mundo do surfe e à comunidade local.

Agressão em Bali

A surfista norte-americana Sara Taylor foi agredida diversas vezes por JP Azevedo após uma disputa por onda em Bali, na Indonésia. Ela publicou vídeos das cenas em seu perfil no Instagram e pediu ajuda para identificar os envolvidos — as imagens rodaram as redes sociais e mobilizaram a comunidade do surfe.

Os registros mostram que JP Azevedo a agrediu no rosto após ela ter sido "rabeada" por outro indivíduo, que vestia lycra. O capixaba, que estava sem camisa, ainda desferiu socos e pontapés ao ser confrontado em solo e também acertou a amiga da surfista, identificada como Charlie McHarg.

O surfista que disputou a onda com Sara, Adriano Portela, negou que a tenha agredido fisicamente. Ele se manifestou no Instagram e pediu desculpas pela forma como falou com ela e com a amiga.

Kelly Slater, Gabriel Medina, Filipe Toledo e outras referências do surfe repudiaram o episódio. A Quebra Onda, marca de surfwear que patrocinava JP Azevedo, disse que encerrou o vínculo com o surfista.

Acusação de ex-namorada

Carolina Braga alegou que foi vítima de violência doméstica por parte de JP Azevedo há três anos. Ela disse que namorou com o surfista entre 2018 e 2019.

A mulher afirmou que terminou com ele após ter sido espancada e ir a um hospital com traumatismo craniano.

Carolina desabafou que decidiu se pronunciar após ver as imagens do ex-namorado agredindo a surfista americana. Ela explicou que não expôs o caso antes por ter ficado com vergonha, principalmente de sua filha, e que chegou a ficar três meses isolada até as marcas da violência sumirem.

A filha, Loren, disse que o lugar do surfista "é na cadeia" e manifestou apoio à mãe.

O que ele disse

"Estou profundamente arrependido e envergonhado por tudo que aconteceu ontem. Acabei perdendo a cabeça e cometendo atitudes inadequadas. Porém, sem querer justifica minhas atitudes, o vídeo foi editado e me coloca em uma condição muito delicada. Trabalho duro para pagar minhas contas e sustentar minha família. O evento desastroso ocorreu por conta de um desentendimento em que eu também fui agredido, desrespeitado e insultado pelo casal, mesmo tendo a convicção que nada justifica a minha atitude. O que gostaria é que fosse divulgada a íntegra do vídeo, sem edição, para que todos pudessem entender o que aconteceu.

Vi um surfista empurrar meu amigo, fui perguntar por que fez isso, quando fui agredido no rosto e revidei. Daí vi que não era um homem, e sim uma mulher. Na mesma hora fui pedir desculpas e me redimir, saí da água triste. Então veio ela e sua amiga me atacar. Me jogaram no chão, pegaram minha prancha dentro do carro. Fui tentar resgatar a minha prancha, me defender dos ataques. Entre um ataque e outro, acabei atacando também. Isso sem querer justificar meu erro. Quero pedir desculpa a todas as pessoas envolvidas e me arrependo muito por tudo isso. Errei de verdade. Quero pedir desculpas ao mundo do surfe, à comunidade local, minha família e amigos."

Com auto