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Fórmula 1

Verstappen larga bem e conquista o GP da Itália com safety car na pista

Do UOL, em São Paulo

11/09/2022 11h24

Com largada primorosa e uma estratégia eficiente para assumir a liderança na volta 34 de 53 e não largar mais, Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP da Itália na manhã deste domingo (11) e aumentou sua vantagem na ponta da tabela de classificação da Fórmula 1. O pole position Charles Leclerc (Ferrari) ficou em segundo e George Russell (Mercedes) completou o pódio em Monza.

Quatro pilotos abandonaram a prova, com destaque para Daniel Ricciardo a cinco voltas do fim. O safety car foi acionado, todos os carros da dianteira foram para os boxes, mas a demora para retirar a McLaren da pista impediu que a reta final da corrida tivesse emoção. Verstappen venceu a 11ª prova da temporada sob bandeira amarela, o carro de segurança só saiu para ele cruzar a linha.

A Fórmula 1 agora para por três semanas. A próxima etapa está marcada para 2 de outubro, às 9h, em Cingapura, e Verstappen pode ser campeão nesta prova.

Veja a classificação do GP da Itália:

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3º - George Russell (ING/Mercedes)
4º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6º + volta mais rápida - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
7º - Lando Norris (ING/McLaren)
8º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
9º - Nyck de Vries (HOL/Williams)
10º - Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
11º - Esteban Ocon (FRA/Alpine)
12º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
13º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
14º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
15º - Nicholas Latifi (CAN/Willians)
16º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
Não completou - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
Não completou - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Não completou - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
Não completou - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)

Pódio - ANP/ANP via Getty Images - ANP/ANP via Getty Images
Pódio do GP da Itália com Charles Leclerc (Ferrari), Max Verstappen (Red Bull) e George Russell (Mercedes)
Imagem: ANP/ANP via Getty Images

Russell ameaça na largada

Leclerc - Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images - Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Charles Leclerc puxa fila após a largada no GP da Itália e segura aproximação de George Russell
Imagem: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Se Leclerc tivesse dado qualquer vacilo na largada, já teria sido ultrapassado por George Russell. É que o britânico largou bem e até trocou de lado para tentar a passagem bem apertada sobre o adversário nascido em Mônaco. Leclerc segurou a dianteira e Russell reclamou de ter sido empurrado na chicane da primeira curva, já que precisou passar por cima das zebras e perdeu fôlego na briga. Não foi marcada qualquer penalidade.

Verstappen voa e pensa

Max - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Max Verstappen durante o GP da Itália: boa largada rendeu conquista de posições
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Em sétimo na largada por causa de uma punição, Verstappen ganhou posições logo nos primeiros segundos de prova. Lando Norris, que estava em terceiro, teve uma reação lenta na largada e foi um dos responsáveis por ceder posição ao holandês. Com voltas mais rápida empilhadas, o piloto da Red Bull decidiu atacar o segundo lugar de George Russell na quinta volta e com uma bela manobra colocou de lado e passou com grande ritmo. Depois disso o pensamento foi estratético: sem desespero, esperar o melhor momento para atacar Leclerc.

Sainz impressionante

A corrida do espanhol gerou reações acaloradas das arquibancadas em Monza pelo grande número de ultrapassagens num ótimo rendimento de sua Ferrari. Sainz largou em 18º por causa de punições e mesmo pouco habituado ao fundo do grid, conseguiu a impressionante marca de 14 posições conquistadas em 14 voltas até chegar ao quarto lugar. A ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo que rendeu justamente esta posição foi das mais emocionantes, porque o australiano tentava ao mesmo tempo passar Charles Leclerc, mas levou a pior até para defender sua posição.

Entre outros que largaram no fim do grid em razão de punições, Lewis Hamilton chegou a cair de 19º para 20º, mas aos poucos recuperou rendimento. Mais ou menos na volta 18, tirou o 11º lugar de Lance Stroll e mostrou que estava inteiro na prova. Sergio Perez começou em 13º, mas sofreu um problema de superaquecimento ainda no começo e perdeu fôlego. Saiu até fogo de sua roda direita dianteira, mas a Red Bull pediu para que ele continuasse na pista.

Vettel fora, Leclerc nos boxes

Leclerc - Reprodução/@F1 - Reprodução/@F1
Charles Leclerc em parada nos boxes durante o GP da Itália, após Vettel abandonar a corrida
Imagem: Reprodução/@F1

Na volta 12, a Aston Martin de Sebastian Vettel perdeu potência, começou a sair fumaça e obrigou o piloto alemão a abandonar a prova. O safety car virtual foi acionado e a Ferrari aproveitou a parada para mandar o líder Charles Leclerc aos boxes, com 2s2 de parada e voltando na terceira posição, atrás de Verstappen e Russell. Ele trocou pneus macios por médios e adicionou mais emoção à prova, já que Verstappen mostrou ótimo ritmo e estabeleceu boa vantagem.

Hamilton x Alonso

O duelo entre campeões mundiais teve novo capítulo no GP da Itália. Fernando Alonso fez jogo duro para defender a posição ao longo de muitas voltas, mas não conseguiu segurar bela manobra do britânico na volta 27 pela conquista do sexto lugar. Para infelicidade de Alonso, sua Alpine deu problema mais ou menos na volta 33 e ele foi o segundo a abandonar a prova.

Quase ao mesmo tempo, Hamilton foi para os boxes pela primeira vez e trocou os pneus para macios. Ele voltou em 12º lugar, mas fez uma escalada de posições incrível até se estabilizar em sexto. A ultrapassagem mais impressionante foi dupla para cima de Lando Norris e Pierre Gasly, valendo a sétima posição. Logo depois, Ricciardo também ficou para trás.

Verstappen para. E agora?

Leclerc - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Charles Leclerc parou duas vezes, numa estratégia da Ferrari para caçar Verstappen
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Na volta 26, a Red Bull chamou Max Verstappen aos boxes. Curiosamente, a parada levou 2s4, dois décimos a mais do que o tempo da Ferrari com Leclerc. O monegasco assumiu a liderança da prova, com o holandês retornando em segundo e precisando tirar uma boa vantagem do adversário. Segundo a transmissão, seriam necessárias dez voltas para a ultrapassagem, porque Verstappen voltou 10s atrás de Leclerc e rapidamente reduziu o tempo.

Leclerc parou de novo antes disso, na volta 34, com tempo de 2s6 nos boxes. Voltou em segundo, ainda à frente de George Russell, para caçar Verstappen na reta final. A 15 voltas para o fim, o piloto da Ferrari estava 19s3 atrás de Verstappen. Será que dava?

Antes, alguns destaques

Na volta 41, a Aston Martin saiu de vez do GP da Itália por causa de um problema com o carro de Lance Stroll. Mais ou menos na mesma hora, Mick Schumacher e Nicholas Latifi travaram uma disputa intensa, com ultrapassagens e reações apertadas, na briga pelo 14º lugar. Outro momento marcante desta reta final foi a ascensão do estreante Nyck de Vries, o substituto do afastado Alexander Albon, que conseguiu boas manobras e ultrapassagens e deixou o parceiro de Williams Latifi comendo poeira. No fim, de Vries ainda foi eleito como o piloto do dia.

Anticlímax na reta final

Mais ou menos na volta 45, Leclerc alcançou uma média de 0s5 mais rápido que Verstappen, mas a marca não parecia suficiente para uma surpresa na reta final. Só que o imprevisível deu as caras: a cinco voltas do fim, Daniel Ricciardo perdeu o motor e precisou abandonar a prova, o que forçou a entrada do safety car e podia ter colocado emoção na reta final. Todos os ponteiros da prova foram aos boxes para trocar os pneus, mas a McLaren de Ricciardo seguiu na pista por um bom tempo por causa de perigos para a retirada do carro e a prova terminou sob bandeira amarela.

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