Topo

Piquet é denunciado ao MP-DF por uso de termo racista sobre Hamilton

Nelson Piquet foi denunciado após se referir a Hamilton de forma racista Imagem: Alastair Staley/Getty

Do UOL, em São Paulo

02/07/2022 00h08

O ex-piloto Nelson Piquet virou alvo de uma denúncia junto ao Ministério Público do Distrito Federal por ter usado um termo racista ao se referir a Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1. O brasileiro chamou o inglês de 'neguinho' mais de uma vez e ainda foi homofóbico.

A informação foi divulgada pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. O UOL Esporte tentou contato com o PSOL e com o Ministério Público do Distrito Federal nesta noite, mas ainda não obteve retorno.

A representação foi feita pelas deputadas do PSOL Áurea Carolina (MG), Talíria Petrone (RJ) e Vivi Reis (PA). Piquet é acusado de praticar o crime de discriminação ou preconceito.

Em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, o ex-piloto Nelson Piquet usou mais de uma vez o termo 'neguinho', considerado racista, e foi homofóbico ao se referir a Lewis Hamilton. O teor da entrevista tornou-se público na última segunda-feira (27) e ganhou repercussão internacional.

O heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton se pronunciou em português nas redes sociais para rebater a fala racista usada por Piquet. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou o piloto inglês.

Na última quarta-feira, Nelson Piquet havia divulgado um comunicado no qual se desculpava pelo uso do termo racista e afirmava que não teve intenção de ofender o britânico. Na quinta, o piloto Max Verstappen, que namora Kelly, filha de Piquet, afirmou que a fala racista do sogro havia sido uma 'escolha ruim de palavras'.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Piquet é denunciado ao MP-DF por uso de termo racista sobre Hamilton - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1