Topo

Fórmula 1

Hamilton admite que pode largar do pitlane para mudar carro para a corrida

Lewis Hamilton, da Mercedes, durante o último treino antes do GP da Arábia Saudita, pela temporada de 2022 da F1 - Lars Baron/Getty
Lewis Hamilton, da Mercedes, durante o último treino antes do GP da Arábia Saudita, pela temporada de 2022 da F1 Imagem: Lars Baron/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/03/2022 17h40

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, foi eliminado na primeira etapa dos treinos qualificatórios de hoje (26) para o GP de Jeddah, na Arábia Saudita e, além de se desculpar pelo desempenho fraco, reclamou muito do carro e admitiu que cogita largar do pitlane. Hamilton, pela classificação, largará em 16°.

"Muito provavelmente será uma corrida mais ou menos, certamente não será tão boa. Talvez eu largue do pitlane pra mudar o carro de novo e garantir que ele fique do jeito que ficou aqui. Muita coisa pode acontecer, mas só peço desculpas para a equipe... todos trabalharam tão duro, e é decepcionante não compensá-los", disse o piloto.

A Mercedes foi a única equipe que colocou os dois pilotos nos treinos com pneus médios. George Russel não teve problemas, passou para o Q2 tranquilamente e largará em sexto. Sérgio Pérez, surpreendentemente, fez a primeira pole position de sua vida e, na sequência, a dobradinha da Ferrari com Charles Leclerc e Carlos Sainz encerra os primeiros colocados do grid.

Após o vice-campeonato em 2021, a temporada de 2022 não começou nada bem para Hamilton e a Mercedes, que vem enfrentando desempenhos aquém do esperado e muitos problemas no carro. Desta vez, o piloto reclamou muito da traseira, do equilíbrio do carro e considerou que ele era "impossível de pilotar".

"Eu só briguei com o equilíbrio do carro, e não foi onde eu gostaria de estar. É alguma coisa no acerto dele... Tudo parecia bom no terceiro treino, e tentamos seguir uma direção semelhante. Mas parece que fomos longe demais e o carro ficou impossível de pilotar. Parece nervoso. Com certeza há algo errado. Não sei o que é, mas não posso comentar. Eu nem tinha traseira", relatou Lewis Hamilton.

Toto Wolff, chefe da equipe, concordou com o piloto, dizendo que ele "tinha zero aderência no eixo traseiro" e alertou: "É hora de acordar". O heptacampeão mundial não larga no fundo do pelotão desde 2017, no GP do Brasil, quando acabou batendo o carro. Na ocasião, ele ganhou 16 posições na corrida e chegou na quarta colocação.

O GP da Arábia Saudita é o segundo consecutivo em que a Mercedes é superada pela Ferrari e pela RBR, algo que não vinha acontecendo com frequência. Lewis Hamilton ainda não se adaptou ao W13, carro da equipe para temporada, mas conseguiu um terceiro lugar no Bahrein, primeira corrida do ano.

Fórmula 1