Topo

Ex-piloto da F1, Zanardi deixa hospital um ano e meio após grave acidente

Alex Zanardi sofreu grave acidente enquanto pilotava sua handbike, em junho do ano passado - Ricardo Moraes
Alex Zanardi sofreu grave acidente enquanto pilotava sua handbike, em junho do ano passado Imagem: Ricardo Moraes

Do UOL*, em São Paulo

20/12/2021 08h56

O ex-piloto da Fórmula 1 Alessandro Zanardi deixou o hospital onde estava internado há um ano e meio desde que sofreu grave acidente enquanto pilotava sua handbike, em junho do ano passado, na região de Siena, na Itália.

Durante um evento de paraciclismo, Zanardi perdeu o controle de sua handbike e se chocou violentamente contra um caminhão que subia no sentido oposto da pista. O atleta sofreu politraumatismo e precisou passar por diversos procedimentos cirúrgicos.

"Um passo importante foi que Alex conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e está de volta para casa conosco agora. Tivemos que esperar muito por isso e estamos muito felizes por ter sido possível agora, mesmo que ainda haja estadias temporárias em clínicas especiais planejadas para o futuro como parte da reabilitação", disse Daniela Zanardi, mulher do ex-piloto, ao site da BMW, marca da qual o ex-piloto é embaixador.

"Depois de tanto tempo no hospital, é importante para ele estar de volta com sua família e em seu ambiente familiar. Você também deve considerar que, devido à situação do coronavírus, Alex teve apenas pessoas com máscaras faciais e equipamentos de proteção ao seu redor por um ano e meio", afirmou.

Daniela contou que, por conta da pandemia da covid-19, Zanardi só recebeu visitas dela, do filho do casal e da mãe do ex-piloto durante a internação. Agora em casa, ele vem dando sequência à reabilitação que começou no hospital.

"Em relação à condição física, há muitos avanços. O Alex tem cada vez mais força nos braços, que aumentou muito. No hospital, ele ficava muito tempo deitado. Agora, Alex passa a maior parte do dia na cadeira de rodas conosco. Ele apenas descansa um pouco à tarde depois do almoço", explicou Daniela, que ainda prevê uma longa recuperação do marido.

"Ainda não podemos prever como a recuperação dele irá se desenvolver. Ainda é um longo e desafiador caminho que Alex enfrenta com muito espírito de luta. Receber tanto apoio neste caminho, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele, é uma grande ajuda para ele e para nós. Nossos amigos estão sempre lá para nós."

Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, Zanardi foi bicampeão da antiga CART e correu em cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.

Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas. Ele começou a competir no paraciclismo em 2007 e colecionou pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de 2012, em Londres, e três em 2016, no Rio de Janeiro.

*Com informações da Ansa