Topo

WTA pune China pelo caso envolvendo Peng Shuai: 'Nada disso é aceitável'

Peng Shuai no Australian Open de 2019; tenista denunciou abuso sexual de um político da China e foi dada como desaparecida - Reuters
Peng Shuai no Australian Open de 2019; tenista denunciou abuso sexual de um político da China e foi dada como desaparecida Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/12/2021 16h51

A WTA (Associação Feminina de Tênis), por meio de seu presidente Steve Simon, anunciou a suspensão da realização de quaisquer torneios organizados pela entidade na China - a medida inclui Hong Kong.

O ato se dá em meio ao polêmico caso envolvendo a tenista Peng Shuai. No início do mês passado, ela acusou o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli de obrigá-la a fazer sexo.

A mensagem chegou a ser apagada e censurada das redes sociais e, por alguns dias, ela foi dada como desaparecida. Na última semana, no entanto, ela chegou a conversar com o presidente do COI sobre o caso.

Em nota, o presidente da WTA criticou o governo chinês e afirmou que "nada disso é aceitável e nem pode se tornar aceitável".

Ele também prometeu proteger tanto Shuai quanto outras atletas que possam estar sofrendo retaliações semelhantes.

Leia a mensagem de Steve Simon:

Quando, em 2 de novembro de 2021, Peng Shuai postou uma alegação de agressão sexual contra um alto funcionário do governo chinês, a Associação Feminina de Tênis reconheceu que a mensagem de Peng Shuai precisava ser ouvida e levada a sério. As jogadoras da WTA, sem falar nas mulheres de todo o mundo, não merecem nada menos.

Daquele momento em diante, Peng Shuai demonstrou a importância de falar abertamente, especialmente quando se trata de agressão sexual, e especialmente quando pessoas poderosas estão envolvidas. Como Peng disse em seu post: "Mesmo que seja como um ovo batendo em uma pedra, ou se eu for como uma mariposa atraída pela chama, convidando à autodestruição, contarei a verdade sobre você." Ela conhecia os perigos e ela quem os enfrentaria, mas ela veio a público de qualquer maneira. Eu admiro sua força e coragem.

Desde então, a mensagem de Peng foi removida da internet e a discussão deste grave problema foi censurada na China. As autoridades chinesas tiveram a oportunidade de cessar essa censura, provar de forma verificável que Peng é livre e capaz de falar sem interferência ou intimidação e investigar a alegação de agressão sexual de maneira completa, justa e transparente. Infelizmente, a liderança na China não abordou essa questão tão séria de maneira confiável. Embora agora saibamos onde Peng está, tenho sérias dúvidas de que ela seja livre, segura e não sujeita à censura, coerção e intimidação. A WTA foi claro sobre o que é necessário aqui, e repetimos nosso apelo por uma investigação completa e transparente - sem censura - da acusação de agressão sexual de Peng Shuai.

Nada disso é aceitável e nem pode se tornar aceitável. Se pessoas poderosas puderem suprimir as vozes das mulheres e varrer as acusações de agressão sexual para debaixo do tapete, então a base sobre a qual a WTA foi fundada - igualdade para as mulheres - sofreria um retrocesso imenso. Não vou e não posso deixar que isso aconteça com a WTA e seus jogadores.

Como resultado, e com o total apoio da Diretoria da WTA, estou anunciando a suspensão imediata de todos os torneios da WTA na China, incluindo Hong Kong. Em sã consciência, não vejo como posso pedir aos nossos atletas para competir lá, quando Peng Shuai não tem permissão para se comunicar livremente e aparentemente foi pressionada a contradizer sua alegação de agressão sexual. Dada a situação atual, também estou muito preocupado com os riscos que todos os nossos jogadores e equipe poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022.

Fiquei satisfeito com o enorme apoio internacional que a WTA recebeu por sua posição sobre este assunto. Para proteger ainda mais Peng e muitas outras mulheres em todo o mundo, é mais urgente do que nunca que as pessoas se manifestem. A WTA fará todo o possível para proteger seus jogadores. Ao fazermos isso, espero que os líderes em todo o mundo continuem a falar abertamente para que a justiça possa ser feita por Peng, e todas as mulheres, não importando as ramificações financeiras.