Topo

Rayssa vence 2ª etapa seguida e faz história no Mundial de Skate Street

Rayssa Leal durante a disputa da 2ª etapa da SLS - AFP
Rayssa Leal durante a disputa da 2ª etapa da SLS Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

30/10/2021 17h02

Rayssa Leal está no topo mais uma vez. A Fadinha voltou a brilhar nas pistas e fez história ao vencer a segunda etapa consecutiva na Liga Mundial de Skate Street (SLS). A final foi disputada na tarde de hoje (horário de Brasília) em Lake Havasu, no Arizona, nos Estados Unidos.

A brasileira de 13 anos conseguiu a vitória com uma manobra na última tentativa — ela se tornou a primeira skatista a vencer duas etapas consecutivas da SLS em um mesmo ano. Rayssa superou as japonesas Momiji Nishiya e Funa Nakayama, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Pâmela Rosa, campeã mundial em 2019, ficou em quarto, enquanto Gabriela Mazetto fechou em sexto.

"Este troféu é para meus amigos, meu irmão e meu pai. E é isso", disse Rayssa, bastante emocionada após a vitória.

Depois de vencer a etapa de abertura em Salt Lake City, Rayssa Leal mostrou que segue em altíssimo nível. A medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio foi consistente do início ao fim e fechou com 19,2 na somatória das três melhores notas — superando Nishiya (18,5) e Nakayama (16,1).

Rayssa vence com manobra no fim

Logo em sua primeira exibição, Rayssa mostrou que estava entre as favoritas ao título neste sábado. A brasileira fez uma boa volta e conseguiu a segunda melhor nota, atrás somente de Funa Nakayama.

Demorou pouco para a Fadinha assumir a liderança da disputa. A maranhense pulou para a ponta após a segunda tentativa de quatro manobras — a melhor delas foi um 6.8 com um backside tailslide.

Com a performance, Rayssa conseguiu um lugar no top 4 entre as oito competidoras para disputa da finalíssima — cada skatista teve direito a mais duas manobras).

E, assim como aconteceu na etapa passada, Rayssa se viu pressionada antes da última tentativa. Momiji Mishiya, atual campeã olímpica, assumiu a liderança no fim com uma ótima manobra e jogou a responsabilidade para cima da brasileira. A Fadinha, porém, mostrou porque era a favorita e retomou a primeira posição com um kickflip backside 50-50 para fazer a festa mais uma vez.

A próxima etapa da SLS está marcada para os dias 13 e 14 de novembro, em Jacksonville, na Flórida (EUA). Antes, a final masculina da segunda etapa será disputada ainda neste sábado — os brasileiros Felipe Gustavo e Lucas Rabelo estão na disputa.