Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: "Verstappen deu um passo importante para o título mundial"

Do UOL, em São Paulo

25/10/2021 04h00

A cinco provas do final da temporada, a disputa pelo título do Mundial de Pilotos promete ser acirrada até as últimas curvas. Porém, a vitória conquistada por Max Verstappen no GP dos Estados Unidos neste domingo (24), em um circuito favorável aos carros da Mercedes, faz o holandês despontar como favorito ao troféu. Ele lidera o Mundial de Pilotos com uma vantagem de doze pontos para Lewis Hamilton.

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas falaram sobre a disputa pelo título e discutiram se Verstappen realmente está em condições mais favoráveis para se sagrar campeão da Fórmula 1 pela primeira vez.

"O Verstappen vem construindo um belo campeonato. Tenho certeza de que, no começo do ano, Mercedes e Red Bull imaginaram como resultado normal uma vitória do Hamilton [nos EUA]. Essa, o Verstappen tirou da cartola. É algo que deve incomodar a Mercedes. A Red Bull já fala que, nos circuitos com altitude, como Cidade do México e São Paulo, o motor da Honda deve render melhor do que o da Mercedes. Hoje, o Verstappen deu um passo importante para esse título mundial", avaliou Seixas.

Gomes chamou a atenção para o fato de Verstappen ser o piloto que mais venceu nesta temporada. "Em um campeonato que dá 25 para quem vence e 18 para o segundo, se o Hamilton ganhar as próximas duas corridas e o Verstappen for segundo, já empatou de novo. Mas as oito vitórias têm um peso. É um número pesado para um campeonato que teve 17 corridas até agora. Ele ganhou metade do campeonato", destacou.

Seixas reforçou que o holandês está em melhores condições do que Hamilton para levar a taça. "Me parece muito complicado um piloto com oito vitórias não ganhar o campeonato. É de se esperar que, nessas cinco que faltam, o Verstappen ganhe algumas. Não me parece possível que o Hamilton ganhe as cinco corridas. Acho que vamos lembrar dessa corrida nos Estados Unidos como um ponto bem importante dessa caminhada do Verstappen rumo ao primeiro título mundial", disse o colunista do UOL.

Gomes levantou outra estatística interessante para ilustrar como Verstappen pode estar perto do inédito troféu. "Ele é, hoje, o 17º piloto em número de vitórias na Fórmula 1: 18. Todos os 16 à frente dele já foram campeões. Temos cinco provas pela frente e com duas na altitude, muito maior no México do que em São Paulo. Desde sempre, em São Paulo, há uma perda de potência para os motores. Há esse prognóstico de que os da Mercedes percam um pouquinho mais", colocou.

Para Seixas, não dá mais para apontar qual carro está melhor para as últimas corridas do ano. "Chegou a um ponto de desenvolvimento dos dois carros que não dá mais para dizer quem está na frente. É queimar a língua, ser leviano. Tem pista em que um carro vai andar melhor, como vimos a Mercedes na Turquia. Tem pistas em que a Red Bull vai andar melhor. Quem imaginava que o Verstappen conseguiria a pole position e a vitória nos EUA? Hoje, os carros são muito parelhos e vai depender de pista para pista qual carro se encaixa melhor", completou.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 7 de novembro, após o GP do México.

Fórmula 1