Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Gomes: "Vitória clássica do piloto que aponta como favorito ao título"

Do UOL, em São Paulo

05/09/2021 13h28

Max Verstappen viveu um fim de semana épico. O piloto da Red Bull dominou o GP da Holanda e venceu a corrida neste domingo (5), para delírio da torcida laranja que lotou as arquibancadas do circuito de Zandvoort. Com a vitória em casa, o holandês reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, ultrapassando Lewis Hamilton - que foi o segundo colocado na prova.

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas analisaram a vitória de Verstappen e consideram que o piloto da Red Bull se fortaleceu ainda mais na disputa pelo título da temporada.

"Como se esperava, e dentro do favoritismo desenhado desde o início dos treinos, Verstappen venceu o GP da Holanda e retomou a liderança do Mundial. Não foi a maior corrida de todos os tempos. Foi uma vitória fácil e tranquila do Verstappen. Acho que a festa compensou. Depois de um fim de semana sem corrida, na Bélgica, tivemos uma vitória clássica do piloto que volta à liderança e, de novo, aponta como favorito para conquistar o título. É um momento em que a Red Bull mostra muita força de novo", comentou Gomes.

Seixas destacou a superioridade do piloto holandês em toda a programação em Zandvoort. "Foi um fim de semana sobre o qual Verstappen teve o tempo inteiro sob controle. Parecia aquele cara que, sempre que precisava buscar o tempo, ele ia. Foi assim na classificação e hoje na corrida foi uma coisa parecida. Sempre que o Hamilton ensaiava se aproximar, o Verstappen abria vantagem", analisou.

Mesmo quando Hamilton diminuiu a diferença para pouco mais de um segundo, após o segundo pit stop, Verstappen logo tratou de abrir vantagem novamente. "Foi aquele típico fim de semana que acontece quando o piloto tem o carro na mão, o controle da situação e, para sorte do Verstappen, isso aconteceu justamente na corrida da casa dele. Desde o GP da Áustria ele não tinha uma corrida limpa", apontou Seixas.

Gomes esperava uma corrida mais tumultuada, mas se decepcionou com um domingo praticamente sem incidentes na pista. "Não tivemos safety car. Depois de tantas rodadas e batidas na sexta e no sábado, achei que haveria um festival de safety car, que poderia introduzir algo de inesperado e de imprevisibilidade nessa corrida. Não aconteceu nada. Isso mostra o altíssimo nível dos pilotos do grid. Em uma pistinha como essa, com todos os ingredientes para escorregar, parar na brita, não tivemos uma entrada do safety car", ressaltou.

Com a vitória deste domingo, Seixas vê Verstappen como favorito à conquista do título. "Hoje, voltamos a ver aquilo que falamos após das duas corridas na Áustria. Em condições normais, o conjunto Verstappen e Red Bull, hoje, é o melhor da Fórmula 1. Ele venceu em casa, fez toda essa festa, mas o mais importante foi reassumir a liderança do campeonato faltando nove provas. Caso outros incidentes não aconteçam, acho que o Verstappen segue agora para conquistar o título mundial", completou.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 12 de setembro, logo após o GP da Itália.

Fórmula 1