Topo

Fórmula 1

Verstappen comemora boa largada no sprint e vitória na disputa com Hamilton

Max Verstappen cravou a pole-position no GP de Silverstone de Fórmula 1 após vencer a classificação sprint - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen cravou a pole-position no GP de Silverstone de Fórmula 1 após vencer a classificação sprint Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/07/2021 14h08

Max Verstappen, da Red Bull, comemorou o sucesso na estratégia adotada na disputa da primeira corrida sprint da história da Fórmula 1, garantindo a pole position no grid do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, depois de superar já na largada o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.

O piloto holandês explicou após a mini-corrida de 17 voltas que tentou atacar logo no início por saber que é difícil conseguir ultrapassar na pista de Silverstone e com isso foi fundamental ter pulado à frente na largada e conta que precisou administrar no fim devido às bolhas nos pneus.

"Aqui é muito difícil de ultrapassar e eu tive uma boa largada, foi uma grande disputa com Lewis desde o início. Dava para ver que estávamos acelerando forte e nossos pneus tinham bolhas", afirmou Verstappen

"Acho que amanhã será uma corrida empolgante e estamos ansiosos por isso", completou o holandês.

Holandês ficou preocupado com freios em chamas

Verstappen também ficou preocupado quando, ao posicionar seu carro no grid, havia fogo aparente nos freios, torceu para que os carros de trás não demorassem a ficar em suas posições para a largada, além de temer que os freios não estivessem funcionando.

"Sim, eu fiquei bastante preocupado. Um pouco de foto tudo bem, mas naquele ponto estava ficando maior e eu só olhando no retrovisor para os caras de trás [do grid] e pensando 'por favor, acelerem, acelerem!'", disse Verstappen.

"Eu não tinha certeza na curva 3 se meus feitos estavam funcionando, mas por sorte não houve muito dano. Eu vi que as pessoas estavam nas arquibancadas fotografando quando os freios estavam em chamas, certamente eles conseguiram boas fotos", completou.

Hamilton lamenta pelo público e espera corrida dura

A empolgação de Hamilton quando conseguiu ontem o primeiro lugar para a largada do sprint deu lugar à decepção depois de ver sua vantagem para Verstappen se esvair antes da primeira curva, quando perdeu a posição para o holandês. O inglês agradeceu aos torcedores pela atmosfera criada no autódromo e apontou que vai ser uma corrida difícil contra a Red Bull.

"Antes de tudo, quero agradecer aos torcedores, sua energia é maravilhosa. Eu dei o meu máximo hoje, lamento não ter conseguido vencer para eles. Amanhã nós vamos lutar novamente, mas eles [Red Bull] estão muito fortes. Não é bom quando você perde largando em primeiro. Todos os pontos contam", disse o inglês.

Valteri Bottas foi o único entre os primeiros colocados a largar com pneus macios no sprint e até chegou a colocar o carro ao lado do de Hamilton na primeira curva, mas não conseguiu ir além do terceiro lugar. O finlandês disse que a estratégia não valeu a pena.

"Nós tentamos fazer alguma coisa diferente na largada mas não valeu a pena para a gente. O dia de hoje nos mostrou que amanhã não vai ser fácil para nenhum piloto, tudo pode acontecer isso torna empolgante", disse Bottas.

A largada do GP da Grã-Bretanha acontece amanhã (18), às 11h, e a corrida terá transmissão ao vivo da Band (TV aberta).

Fórmula 1