Topo

Palmeiras joga cedo hoje: por que Copa do Brasil ganhou horário às 16h30

Rony celebra gol marcado pelo Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/11/2020 04h00

Desde quando voltou a ser disputada, após a paralisação da pandemia do novo coronavírus, a Copa do Brasil ganhou um novo horário de jogos, nada habitual em relação ao que normalmente acontecia no torneio. Atendendo pedidos do Grupo Globo, partidas estão sendo marcadas durante a semana às 16h30 (de Brasília).

O fato tem causado reclamações de muitos torcedores, mas a decisão é estratégica, por causa da guerra de audiência entre os canais esportivos da TV por assinatura.

O jogo das 16h30 é exibido, normalmente, no Sportv - e será assim hoje (11), quando se iniciará a disputa entre Palmeiras e Ceará pelas quartas de final do mata-mata do futebol nacional. O expediente ganhou mais força nas oitavas de final, quando Santos x Ceará foi a atração da vez. Os resultados se mostraram promissores e, por isso, enquanto puder, a Globo vai repetir a estratégia para ajudar o seu canal esportivo a subir seus números.

No dia 28 de outubro, mesmo concorrendo com partidas da Champions League na TNT, o Sportv marcou índice acima dos 2 pontos de audiência no Ibope PNT (que representa as 15 principais metrópoles do país), segundo apurou o UOL Esporte. O jogo do Santos perdeu para o campeonato europeu, mas fez frente à concorrência e houve disputa, em vez de uma derrota por 'goleada'. Partidas da Série B, também marcadas para a faixa da tarde, tiveram igualmente boa performance nos números.

A explicação, além dos números, reúne outros dois fatores importantes. O primeiro é a falta de torcida nos estádios, por causa da covid-19. Sem torcedores, escalar um jogo para um horário mais televisivamente aceito é facilitado, porque não mexe com a população e com outros fatores externos. Um exemplo é que jogos do Campeonato Brasileiro estão sendo mostrados nos domingos à noite, às 20h30, com sucesso.

O segundo ponto é a demanda de audiência. Os canais esportivos de TV por assinatura descobriram que existe público em casa ávido para assistir jogos vespertinos. Além do Grupo Globo, a TNT também tem mexido em partidas que tem direitos no Brasileirão e colocado elas em faixas mais estratégicas, como o sábado à tarde, por exemplo, em que confrontos da Série A não costumavam acontecer antes da explosão da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com essa faixa, na teoria, mais convidativa, muitos torcedores estão reclamando. Pela segunda fase seguida, o Ceará terá uma partida decisiva em um período em que muitos torcedores estão trabalhando, em repetição que causou incômodo na torcida alvinegra, a julgar por comentários nas redes sociais.

Desta vez, quem também está chiando é o torcedor do Palmeiras, que verá o seu jogo em casa durante a tarde. No entanto, nas semifinais e final, logicamente, os confrontos serão concentrados apenas no horário nobre.

Para TV aberta à noite, a Globo vai exibir Flamengo x São Paulo para a grande parte do país, a partir das 21h30 (de Brasília). A partida marcará a estreia do técnico Rogério Ceni no time carioca. Palmeiras x Ceará, às 16h30, estará apenas no Sportv, bem como os outros confrontos das quartas de final - Cuiabá x Grêmio e Internacional x América-MG.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras joga cedo hoje: por que Copa do Brasil ganhou horário às 16h30 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV