Como beisebol e jornalismo esquentaram "guerra" entre Los Angeles e Chicago
Duas das cidades mais importantes e populosas dos Estados Unidos, Los Angeles e Chicago cultivam rivalidade histórica que vai dos esportes à política. E a final da Liga Nacional de beisebol, uma das conferências da Major League Baseball (MLB), reativou a todo vapor a disputa. Até mesmo dois dos jornais mais respeitados da imprensa norte-americana, que são controlados pelo mesmo grupo econômico, tornaram-se protagonistas da polêmica.
Chicago Cubs e Los Angeles Dodgers disputam uma vaga na grande final da MLB, também conhecida como World Series, equivalente ao Super Bowl da NFL. Quem avançar, enfrentará na decisão o Cleveland Indians. A rivalidade entre as cidades, porém, ultrapassou os limites esportivos e transformou-se em uma disputa na qual temas como corrupção, criminalidade e poluição imiscuíram-se ao beisebol.
Tudo começou com uma coluna no Chicago Tribune, assinada por Rex Huppke, na qual o colunista anunciava o tom do seu texto já no título: “LA, cidade da poluição e do fracasso”. Na coluna, o autor chega a qualificar Los Angeles como uma cidade com “ruas encharcadas de urina”.
O troco não demorou. Poucos dias depois, a pedido dos editores do Los Angeles Times, o conceituado colunista Steve Lopez disparou a cidade rival tendo como pano de fundo a final de conferência da MLB. Em artigo jocoso, ele ironiza a suposta decadência de Chicago entre as principais cidades dos EUA.
Lopez lembrou a opção do treinador Phil Jackson, dono de 11 títulos da NBA, a trocar o Chicago Bulls pelo Los Angeles Lakers. Destacou que diversos milionários de Chicago estão se mudando para Los Angeles para poder dar continuidade à lucratividade de seus negócios. E terminou satirizando símbolos culturais da cidade.
Para incitar ainda mais o clima de rivalidade, o LA Times divulgou a coluna de Lopez em sua conta no Twitter alfinetando o Chicago Tribune. “Hey, @chicagotribune: menos de 15 assassinatos hoje – dia de poucas notícias?”, ironizou o tuíte.
Para entender a provocação, vale lembrar que Chicago é uma das cidades mais violentas dos EUA, com alto índice de assassinatos por dia. A frase gerou muita polêmica e, com efeito, o Times optou por apagá-la.
A troca de farpas entre o Times e o Tribune só aumentou o clima de beligerância nas redes sociais entre os torcedores de Dodgers e Cubs, que disputaram na noite da quinta (20) passada o quinto jogo da final de Conferência da MLB. Os Cubs venceram por 8 a 4 e ficaram a uma vitória da World Series. Os dois times voltam a se enfrentar neste sábado (22) em Chicago.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.