Topo

Juiz diz que bolada de Djokovic foi acidental e que exclusão cumpriu regra

Novak Djokovic confere a situação de juíza de linha após acertar bolada na oficial do US Open de 2020 - Getty Images
Novak Djokovic confere a situação de juíza de linha após acertar bolada na oficial do US Open de 2020 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/09/2020 14h52

Soerel Friemel, o juiz principal do US Open, foi quem tomou a decisão final de desclassificar Novak Djokovic do torneio após ele acertar uma bola na juíza de linha durante o jogo contra Pablo Carreño Busta. Em entrevista ao jornal Marca, ele detalhou o processo que levou à punição.

O juiz contou que Djokovic "insistiu que havia feito isso de forma involuntária, o que significava que não podia ser eliminado do torneio". "Todos estávamos de acordo que não foi algo que ele fez de maneira premeditada, mas a realidade é que ele a acertou, e a machucou", comentou.

"Era muito importante para eu saber exatamente o que havia acontecido, por isso conversei com Egli [Andreas, supervisor do Grand Slam] e Tourte [Aurelie, juíza de cadeira do jogo]. O protocolo diz que eu também tenho que falar com Novak, então ele me falou o seu ponto de vista", disse.

"O que estava claro era que a bola acertou diretamente no pescoço da juíza. Assim, a decisão de expulsá-lo foi tomada", completou. Friemel ainda disse que não houve revisão por vídeo da jogada, e que levou em conta também "a velocidade com a qual a bola atingiu a juíza".