Topo

Djokovic pede desculpa por bolada em juíza e promete aprender com erro

Novak Djokovic e a juíza que foi atingida por uma bolada no US Open - Al Bello/Getty Images
Novak Djokovic e a juíza que foi atingida por uma bolada no US Open Imagem: Al Bello/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/09/2020 20h12

Novak Djokovic pediu desculpa por ter acertado uma juíza do US Open com uma bolada hoje, durante confronto contra o espanhol Pablo Carreño Busta. O sérvio prometeu aprender com o erro que o desclassificou da competição.

"Toda essa situação me deixou muito triste e vazio. O torneio me disse que a mulher está se sentindo bem. Eu sinto muito por ter causado tanto estresse a ela. Não foi intencional. Foi muito errado. Eu não vou revelar o nome dela em respeito à privacidade. E quanto à desclassificação... Eu preciso trabalhar o meu desapontamento e transformar isso em uma lição para o meu crescimento e aprendizado como jogador e ser humano. Peço desculpa ao US Open e a todos pelo meu comportamento. Eu sou muito grato pelo meu time, minha família e meus fãs. Obrigado, me desculpem", escreveu no Instagram.

O tenista havia acabado de ter seu serviço quebrado na partida contra Pablo Carreño Busta e, com raiva, mandou a bola com força na direção do fundo de quadra (veja nos vídeos abaixo). A amarelinha acertou o rosto da juíza de linha, que foi ao chão imediatamente. A oficial foi atendida e saiu de quadra andando.

Em seguida, a árbitra de cadeira descreveu a cena ao supervisor do torneio, que decidiu pela desclassificação imediata do número 1 do mundo. O espanhol, que liderava por 6/5 no primeiro set e sacaria para fechar a parcial, avançou às quartas de final do US Open.

Multa de US$ 250 mil

Depois da desclassificação, a organização do US Open informou que Djokovic foi multado no valor de todo o prêmio em dinheiro que receberia por avançar no torneio - US$ 250 mil. Ele também perde o direito de somar pontos por alcançar as oitavas de final e sai zerado de Nova York.

"De acordo com as regras gerais de torneios do grand slam, após suas ações de acertar intencionalmente uma bola perigosamente ou imprudentemente dentro de quadra ou acertar uma bola desconsiderando as consequências, o árbitro geral do US Open desclassificou Novak Djokovic do US Open de 2020. Por ter sido desclassificado, Djokovic perderá todos os pontos conquistados no US Open e será multado no valor do prêmio em dinheiro conquistado no torneio, além de quaisquer ou todas multas aplicadas com relação ao incidente", diz o comunicado.