Topo

Estátua de Arthur Ashe é pichada com expressão "vidas brancas importam"

Estátua de Arthur Ashe é vandalizada em Richmond - Reprodução
Estátua de Arthur Ashe é vandalizada em Richmond Imagem: Reprodução

Da AP

18/06/2020 10h43

Uma estátua do lendário tenista negro Arthur Ashe foi vandalizada com a pichação das palavras 'White Lives Matter' (vidas brancas importam) em Richmond, na Virgínia.

As fotos mostram a base do monumento marcada com tinta spray branca e a expressão, assim como as iniciais "WLM". Posteriormente, elas foram pintadas com "BLM", abreviação de 'Black Lives Matter' (vidas negras importam).

A polícia de Richmond disse que foi alertada sobre o vandalismo por volta das 10h15 (horário local) de ontem. A tinta vermelha foi removida pelos membros da comunidade.

A polícia disse que tem informações sobre possíveis suspeitos e está pedindo à comunidade informações sobre quem é o responsável pelo vandalismo.

O monumento de Arthur Ashe foi construído em 1996 em memória do nativo de Richmond e é um contraponto a uma série de estátuas da Memorial Avenue dedicada aos líderes confederados.

O vandalismo da estátua de Ashe ocorre depois que várias estátuas confederadas foram derrubadas, vandalizadas e marcadas para remoção na cidade durante protestos provocados pela morte de George Floyd em Minneapolis.

Vencedor de três torneios Grand Slam, Arthur Ashe é considerado um dos grandes tenistas da história americana. Ele morreu em 1993 em decorrência de complicações da Aids.