Topo

Após Djokovic criticar vacina, esposa é bloqueada por fake news sobre covid

Novak Djokovic beija a mulher Jelena antes da premiação do Laureus - Valery HACHE / AFP
Novak Djokovic beija a mulher Jelena antes da premiação do Laureus Imagem: Valery HACHE / AFP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2020 14h54

O casal Jelena e Novak Djokovic, número 1 do tênis no mundo, vem causando polêmica ao expor suas opiniões a respeito da pandemia do novo corona vírus. No domingo, o tenista já havia se mostrado contrário a qualquer vacinação obrigatória, o que provocou reações da comunidade médicas e de fãs do atleta.

Dois dias depois veio a público uma punição do Instagram a uma postagem da sua mulher, que relacionou a pandemia a uma teoria da conspiração sem fundamento na realidade.

Jelena compartilhou no dia 1º de abril um vídeo no qual o médico americano Thomas Cowan relaciona a rede de telefonia celular 5G ao espalhamento do vírus no mundo, uma das teorias da conspiração mais populares desde que a epidemia ganhou escala global.

Em comentário na postagem, a mulher de Djokovic não chegou a dizer que concordava com a teoria exposta no vídeo, mas pediu a seus mais de 500 mil seguidores mais informações sobre ela.

Várias plataformas de conteúdo online têm tomado medidas contra a publicação de notícias falsas a respeito da covida-19, e o Instagram resolveu bloquear o vídeo após análise de uma organização de checagem independente. "O argumento principal nessa informação é factualmente incorreta", diz um anúncio da empresa no lugar do vídeo.

Jelena Djokovic,, conhecida pelo trabalho social que faz na Fundação Novak Djokovic, não apagou a postagem, e em um comunicado à imprensa, esclareceu seu ponto de vista, citando os trabalhos de um educador que teria sido mencionado no vídeo.

"Compartilhei esse vídeo alguns dias atrás por apenas uma razão - ele menciona os ensinamentos de Rudolph Steiner, que é relevante pra minha área de interesse e negócios, e assim meu interesse pelo vídeo é maior do que por outros conteúdos que eu recebo. A escolas de Steiner estão em 76 países (escolas Waldorf) e eu tenho estudo seu trabalho. Isso faz sentido pra mim, e não estou dizendo que é verdade ou não, mas estou interessada em aprender e me informar sobre o assunto."

Mesmo assim, a postagem foi criticada por alguns de seus seguidores.

Djkovic se diz contra vacinação e provoca reações

A polêmica envolvendo Jelena vem na esteira de outra declaração de Novak, que em uma live com amigos sérvios no domingo (19), se disse contrário a vacinação, o que o aproxima de um movimento global que vê nas vacinas mais perigos que benefícios. Essa posição é contrária ao entendimento de cientistas, médicos e autoridades em saúde do mundo inteiro, cujos estudos deixam claro a importância da vacinação no combate a doenças infecciosas.

"Pessoalmente, eu sou contra a vacinação. E não gostava de ser obrigado por alguém a vacinar-me para poder viajar para determinado lugar", disse o Sérvio, ao comentar uma eventual vacinação obrigatória em atletas do circuito ATP. A declaração foi criticada por outras figuras públicas e por Pedrag Kon, um dos principais epidemiologistas da Sérvia.

"Como um dos maiores fãs de Djokovic, gostaria de ter a oportunidade de conversar um pouco com ele sobre a importância fundamental da vacinação, especialmente num caso como este. Agora já é tarde. Ele contribuiu para difundir uma opinião errônea e não há remédio", declarou o epidemiologista em entrevista à agência EFE.

"Desejo o melhor para Djokovic, mas peço que da próxima vez não responda a perguntas sobre a vacinação, pois a sua influência nas pessoas é enorme. Não fale mais disso."