Topo

Surfe: Ibelli vai à final após vitória emocionante sobre campeão e é vice

Do UOL, em São Paulo

19/04/2017 08h52

O brasileiro Caio Ibelli teve uma quarta-feira inesquecível em Bells Beach, local da terceira da etapa do Mundial de Surfe (WSL). O surfista chegou à sua primeira decisão no circuito após uma vitória emocionante sobre John John Florence na semi e ficou com o vice-campeonato ao perder para o sul-africano Jordy Smith na bateria final

Apesar do resultado da decisão, Ibelli deixa Bells Beach com um saldo positivo. Depois de ficar em 13º nas duas etapas iniciais, o brasileiro saltou para a sétima colocação do ranking ao fim da perna australiana. A próxima etapa será disputada no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 20 de maio.

Com boas ondas de até dois metros, a organização do evento adiantou o cronograma e Caio Ibelli aproveitou a bom momento. Depois de bater o português Frederico Morais (16 a 14,50) nas quartas de final, ele conseguiu uma vitória emocionante sobre o atual campeão John John Florence.

O brasileiro perdia até a pegar a última onda da bateria. Precisava de uma nota 8,54 para virar, mas fez melhor. Já na areia, ficou apreensivo até ouvir que tirou 8,73 para vencer de virada por 17,63 a 17,43.

 

Ibelli voltou a surfar bem na decisão, mas encontrou um adversário inspirado. Com duas ondas acima dos nove pontos, Jordy Smith somou 18,90 e não foi alcançado pelo brasileiro, que terminou com 17,46.

Outros três brasileiros chegaram ao dia final. Enquanto Adriano de Souza “Mineirinho” e Filipe Toledo pararam nas quartas de final, Wigolly Dantas finalizou a etapa com a nona colocação.

No ranking, Mineirinho é o melhor brasileiro com a quarta colocação. Filipe Toledo é o sexto, um lugar à frente de Ibelli. Gabriel Medina é apenas o 11º.

A liderança do ranking permanece com John John Florence, com 23 mil pontos. Jordy Smith e o australiano Owen Wright estão empatados em segundo, com 19.200.