Topo

Estrelas exibem resultados de dietas relâmpagos em treino de luxo no Finkel

Antes de levar o ouro no Mundial, Felipe França estava com 102 kg; agora evita o açaí - Satiro Sodré/AGIF
Antes de levar o ouro no Mundial, Felipe França estava com 102 kg; agora evita o açaí Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Roberta Nomura

Em Belo Horizonte (MG)

31/08/2011 07h07

O Troféu José Finkel está longe de ser a prioridade dos nadadores no semestre, mas reúne as principais estrelas do país. Na verdade, muitos consideram um treino de luxo para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011. Mesmo assim, alguns chegaram ao Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte  (MG), em ‘paz’ com a balança e com os primeiros resultados de dietas para retornar à melhor forma física.

Campeão mundial, Felipe França estava com 102 kg antes do Mundial de Xangai, em julho. “Já emagreci um pouco”, avaliou. “Vou ficar em dieta até o fim do ano para começar bem 2012. O que mais sinto falta é açaí. Não dá para comer, é gordura pura”, completou o nadador do Pinheiros, que foi à semifinal dos 100 m peito com o terceiro melhor tempo.

“A intenção aqui é treinar mais. É um bom treinamento. Vou fazer sete tiros, mas não em 100%. Claro que prova é prova e vou entrar focado para não perder”, falou França. Ele está na lista dos 40 nadadores que defenderão o Brasil no Pan de Guadalajara, em outubro. Mas não é só o campeão mundial nos 50 m peito que adotou dieta recente.

Nicholas Santos voltou agora ao peso ideal de 90 kg, após oscilações grandes. Ele estava com 88,5 kg e chegou aos 92 kg. “O problema foi ficar duas ou três semanas parado. Mas agora é começar a entrar em forma para me sentir competindo”, falou após obter a melhor marca na semifinal dos 50 m livre. O nadador do Flamengo usa o Finkel como preparação para o Torneio Open, em dezembro, já que está fora do Pan de Guadalajara.

Com peso ideal, o nadador do Flamengo parte da raia 4 em final que tem o campeão olímpico e bi mundial Cesar Cielo, além de Bruno Fratus. Mesmo sendo classificatório para a Olimpíada, o Finkel não é prioridade – ainda há mais quatro competições que dão vaga para Londres-2012. Os atletas não escondem o desejo de vencer para somar pontos para seus clubes, mas nem pensam em índices e recordes.