Topo

Três meses após sofrer AVC, jogadora da seleção de handebol volta a treinar

Daniela Piedade disputou as Olimpíadas de Londres com a seleção de handebol - AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
Daniela Piedade disputou as Olimpíadas de Londres com a seleção de handebol Imagem: AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

10/01/2013 10h08

A pivô brasileira Daniela Piedade, da seleção feminina de handebol, voltará a treinar por seu clube na Eslovênia três meses após sofrer AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) durante partida. Ela foi liberada nesta semana pela equipe médica que a acompanha no Brasil.

Daniela atua pelo Krim Ljubljana, e embarcará para a Eslovênia na próxima segunda-feira. Ela, mesmo voltando aos treinamentos, continuará sendo acompanhada por médicos periodicamente – não há data para seu retorno aos jogos.

Em comunicado da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Daniela declarou que  “não vê a hora de recomeçar a carreira”. “Fiquei três meses longe das quadras. Nunca fiquei tanto tempo sem jogar, então estou ansiosa para voltar. Quero disputar a Liga dos Campeões”, afirmou.

No dia 29 de setembro de 2012, Daniela sofreu um AVCI durante amistoso do Krim Ljubljana contra o Podravka, da Croácia. Antes de desmaiar, durante o aquecimento da equipe, a jogadora apresentou dificuldades na fala. À época, em entrevista ao UOL Esporte, ela afirmou estar com dificuldades para se expressar.

Uma semana depois, ela recebeu alta do hospital no qual estava internada na Eslovênia. Ela tem 33 anos e disputou três Olimpíadas: Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Ela está na Europa há mais de dez anos, mas chegou ao Krim em 2012.