Topo

Brasil e Portugal fazem jogo decisivo nesta terça pelo Mundial da Fifa

20/11/2000 17h08

L! Sportpress
No Rio de Janeiro

A seleção brasileira de futsal faz nesta terça-feira seu mais importante e difícil jogo pelo Grupo A da primeira fase do Campeonato Mundial da Guatemala. O Brasil enfrenta a seleção de Portugal, às 22h (de Brasília), no ginásio G 2000, na capital guatemalteca.

O vencedor desta partida estará praticamente classificado para a outra fase, já que as duas equipes vêm de vitórias na estréia -os brasileiros golearam o Casaquistão por 12 a 1 e os portugueses venceram a Guatemala por 6 a 2.

No início deste ano, a seleção brasileira, ainda comandada pelo ex-treinador Eustáquio Araújo, o Takão, enfrentou a seleção portuguesa duas vezes, no Rio de Janeiro. No primeiro jogo, vitória brasileira por 4 a 3; no segundo, empate por 3 a 3.

"Treinamos outro tipo de marcação para não sermos surpreendidos pelos portugueses, que têm uma qualidade de jogo muito boa, e também outros tipos de saídas de bola", revelou o atual treinador, Vander Iacovino.

O técnico destacou a habilidade dos jogadores Rogério Santos e Ivan, que é nascido no Brasil. "Eles têm dois tipos de jogo. Quando o Ivan está na quadra, ele é muito acionado e quando não está, jogam mais no conjunto com o Rogério Santos armando as principais jogadas", analisa Vander.

Ao contrário da partida de estréia, quem deverá ter bastante trabalho será o goleiro brasileiro Lavoisier. "Eles têm jogadores muito habilidosos e dois pivôs muito bons, que jogam no estilo dos brasileiros: recebendo as bolas e virando rápido para o gol", disse Lavoisier.

Para o técnico português, Orlando Duarte, o jogo contra a Guatemala foi importante para a equipe vencer o nervosismo, mas o confronto com o Brasil será fundamental. "Sei que vai ser um jogo muito difícil, mas nós vamos enfrentar o Brasil tentando jogar de igual para igual. Ficarei mais satisfeito se conseguirmos, por exemplo, perder com um placar apertado, do que se ficarmos retrancados. Se não enfrentarmos o Brasil de frente nunca saberemos se estamos evoluindo ou não", acredita.

Em Portugal, os jogadores de futsal não são profissionais. Grande parte dos jogadores que estão no Mundial trabalha ou estuda, tendo pouco tempo para treinar. A preparação dos portugueses começou apenas uma semana antes do início da competição.

"Esta é a primeira vez que disputamos o campeonato e a intenção é crescer para estarmos entre os melhores do mundo. Por isso, nosso objetivo agora é passar para a próxima fase", afirmou Duarte, lembrando que sua equipe ficou em primeiro lugar do Grupo 1 das eliminatórias européias para o torneio na Guatemala, deixando fora da competição uma das principais forças do esporte, a Itália.

Antes da partida entre Brasil e Portugal, os donos da casa enfrentam o Casaquistão também pelo Grupo A. A rodada ainda terá mais duas partidas: Costa Rica x Rússia e Croácia x Austrália, pelo Grupo C, no ginásio Teodoro Flores.