Topo

Kansas City Chiefs supera Cincinnati Bengals e fará Super Bowl contra Eagles

Time do astro Patrick Mahomes conquistou a AFC e garantiu vaga no Super Bowl - Jay Biggerstaff-USA TODAY Sports
Time do astro Patrick Mahomes conquistou a AFC e garantiu vaga no Super Bowl Imagem: Jay Biggerstaff-USA TODAY Sports

30/01/2023 00h09

Em um jogo digno de final de conferência, o Kansas City Chiefs, venceu o Cincinnati Bengals por 23 a 20, na noite deste domingo (30/1), no Arrowhead Stadium. Com o resultado, o time do astro Patrick Mahomes conquistou a AFC e garantiu vaga no Super Bowl LVII. A partida foi extremamente disputada e decidida nos momentos finais com um field goal.

No Super Bowl, Kansas City Chiefs vai encarar, no dia 12 de fevereiro, no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona, o Philadelphia Eagles — que mais cedo havia derrotado o San Francisco 49ers por 31 a 7.

Foi a primeira vitória de Patrick Mahomes sobre Joe Burrow. Nos outros três jogos, os Bengals haviam superado o Kansas City Chiefs. Na final da AFC, Mahomes precisou superar uma lesão no tornozelo adquirida contra o Jacksonville Jaguars e que atrapalhou demais o desempenho do quarterback no segundo tempo.

O duelo

Na batalha de dois dos melhores quarterbacks da Liga, a partida começou com grandes atuações defensivas. O Kansas City Chiefs abriu o placar com um field goal de 43 jardas do kicker Harrison Butker. O time da casa conseguiu sackar o quarterback Joe Burrow em três oportunidades no primeiro quarto. Os Chiefs ampliaram a vantagem com novo FG de 24 jardas. Mas, após ser contido pelo adversário, Burrow começou a conseguir fazer os Bengals avançarem e conseguiu colocar o kicker em ótima posição para o chute. Evan McPherson acertou o tiro de 30 jardas e diminuiu o placar.

Mas, no drive seguinte, aconteceu o primeiro toucdown da partida. Após ótimos avanços, a conhecida conexão Mahomes-Kelce entrou em cena na final da AFC. O quarterback fez lançamento de 14 jardas para o tight end na end zone. A posse de bola não durou muito com o Cincinnati Bengas. Joe Burrow tentou lançamento, mas foi interceptado pelo cornerback Jaylen Watson. Mas os donos da casa não aproveitaram a chance e não conseguiram avançar. Desta forma, tiveram que devolver a bola. No final do primeiro tempo, o Cincinnati Bengals teve excelente avanço e ficou bem perto da reddzone, mas com apenas quatro segundos para o intervalo, foram na segurança do field goal, que Evan McPherson converteu na linha de 23 jardas. Os times foram para os vestiários com o placar de 13 a 6.

No retorno para o segundo tempo, a defesa do Cincinnati Bengals conseguiu conter o primeiro drive do Kansas City Chiefs e os donos da casa tiveram que devolver a posse de bola. Após uma campanha de mais de 3 minutos, os Bengals empataram a partida com um lindo lançamento de Joe Burrow, de 27 jardas, para a recepção do wide reciver Tee Higgins na end zone.

No lance seguinte, o Kansas City conseguiu bons avanços, mas precisou desafiar uma decisão da arbitragem para conquistar a descida. Mesmo mancando e extremamente pressionado, Patrick Mahomes conseguiu achar um excelente passe para o wide receiver Marquez Reshard Valdes-Scantling.

Creed Humphrey e Marquez Valdes-Scantling durante vitória do Kansas City Chiefs contra o Cincinnati Bengals - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Creed Humphrey e Marquez Valdes-Scantling durante vitória do Kansas City Chiefs contra o Cincinnati Bengals
Imagem: Reprodução/Instagram

Final polêmico

A nova campanha ofensiva do Cincinnati Bengals foi comprometida por uma falta da linha ofensiva do time, que cancelou a primeira descida conquistada. Desta forma, os visitantes tiveram que fazer um punt. No final do terceiro quarto, Patrick Mahomes sofreu fumble após deixar a bola escapar.

No início do quarto decisivo, o Cincinnati Bengals arriscou uma quarta descida para seis e teve muito sucesso. Joe Burrow fez um passe de 35 jardas para J.Chase. No lance seguinte, mais um avanço e depois o time visitante conseguiu igualar o placar novamente com um TD corrido do running back Samaje Perine. 20 a 20.

Depois do placar igualado veio uma polêmica no duelo. O Kansas City Chiefs não converteu uma descida, mas o relógio do confronto apresentou uma inconsistência. A equipe de arbitragem voltou a jogada. Desta forma, o ataque dos donos da casa continuou em campo. Mas, na sequência, o time não conseguiu avanço e teve que fazer o punt.

Em seu drive, Joe Burrow sofreu sua segunda interceptação no jogo, mas o Kansas City não conseguiu pontuar e precisou devolver a bola com pouco mais de dois minutos no relógio para o fim do jogo. Com pouco mais de um minuto para o término, o Cincinnati Bengals estava muito pressionada, mas Burrow conseguiu achar um recebedor livre e garantiu a descida. Mas, no lance seguinte, o QB visitante foi sackado por Chris Jones e os Bengals precisaram devolver a posse de bola com 41 segundos para o fim do tempo regulamentar.

Na sua campanha ofensiva, Patrick Mahomes - mesmo mancando - fez uma corrida importante e conquistou jardas importantes. Além disso, ele sofreu uma falta e o Kansas City teve o field goal de 40 jardas para colocar os Chiefs no Super Bowl.