Topo

Após triunfo em Madri, Alcaraz desiste de Roma e crava Djoko como melhor do mundo

Carlos Alcaraz nas semifinais do Masters 1000 de Madri em 2022 - Reuters
Carlos Alcaraz nas semifinais do Masters 1000 de Madri em 2022 Imagem: Reuters

08/05/2022 20h22

Após a participação espetacular no Masters 1000 de Madri e o título, o tenista espanhol Carlos Alcaraz anunciou que não participará do Masters de Roma. O jovem espanhol também manteve a humildade e elegeu o sérvio Novak Djokovic como melhor do mundo, por mais que tenha derrotado os tenistas mais badalados do torneio.

O espanhol derrotou Alexander Zverev por 6/3 e 6/1 na grande final e soma, ao todo, sete vitórias seguidas sobre os tenistas no top 10 do mundo. Em Madri, por sinal, Alcaraz, além de derrotar Zverev, o 3° melhor do mundo no ranking, bateu Djokovic, o líder, e o compatriota Rafael Nadal, o 4°.

"O melhor do mundo ainda é Novak. O fato de eu ter vencido em Barcelona e Madri não muda nada nisso. Eu sou o número 6 do mundo, então ainda tenho cinco jogadores pela frente e muito trabalho a fazer para me tornar o melhor. Vou continuar a trabalhar muito para chegar a Paris na melhor forma possível. Ficaria muito entusiasmado por ir bem lá porque é o primeiro Grand Slam em que entrei na terceira ronda e acho que joguei em alto nível no ano passado. Me considero um dos favoritos, não me pressiona, mas me dá motivação para mostrar que posso lutar pelo título. A confiança que ganhei esta semana vai me ajudar muito lá", disse Alcaraz.

O jovem espanhol de 19 anos é a sensação do mundo do tênis e já conquistou quatro títulos nesta temporada, somando 28 vitórias. Mesmo diante do sucesso meteórico, Alcaraz confirmou, pouco depois de vencer o Masters 1000 de Madri, que não participará do torneio em Roma, que começou hoje.

Carlos Alcaraz alegou que está muito cansado para participar do torneio em Roma e que prefere se preparar para o Roland Garros, que começa no próximo dia 22 deste mês.

"Sempre fui muito competitivo, em tudo. Com Ferrero estou continuamente jogando coisas em muitas disciplinas, não importa se eu jogo Parcheesi ou petanca. Acho que isso está me ajudando muito na minha carreira de tênis e a verdade é que que gosto mais de competir para treinar. Aconteça o que acontecer, procuro minhas artimanhas para encontrar uma maneira de ser competitivo e optar pela vitória. Agora tenho que assimilar o que estou conquistando", disse o jovem espanhol.

Alcaraz sofreu para vencer Djokovic e Nadal em Madri, tendo disputas de mais de 3h de duração, mas, justamente na final, foi muito bem e venceu Zverev em menos de 1h de jogo. Mesmo assim, o espanhol disse que pretende continuar evoluindo:

"Dizem que se aprende com as derrotas e eu me senti assim depois do que aconteceu em Monte Carlo. Acho que depois daquele jogo soube continuar trabalhando duro e consegui chegar a um nível de jogo muito alto. Muito confortável neste tour e sei que neste momento sou um adversário difícil para todos. Mas ainda tenho muito a melhorar. Acho que a característica que só os melhores têm é que nunca estagnam e conseguem progredir em todos os seus tiros continuamente. Acho que tenho espaço para melhorias em absolutamente tudo", disse Alcaraz.