Topo

Liga Ucraniana abre investigação após insultos racistas contra brasileiros

Taison reage após ser alvo de racismo em Shakhtar Donetsk x Dynamo Kiev - REUTERS/Oleksandr Osipov
Taison reage após ser alvo de racismo em Shakhtar Donetsk x Dynamo Kiev Imagem: REUTERS/Oleksandr Osipov

11/11/2019 11h05

O domingo na Ucrânia foi marcado pelo lamentáveis episódios de racismo protagonizados pela torcida do Dinamo Kiev no duelo contra o Shakhtar Donetsk. Os torcedores insultaram os brasileiros Taison e Dentinho, que saíram chorando de campo. Nesta segunda-feira, a Liga Ucraniana abriu uma investigação para encontrar os responsáveis pelo ocorrido.

No comunicado, a liga acredita que 'a entidade disciplinar competente vai investigar o caso com caráter de urgência'. O Dínamo se manifestou nas redes sociais e disse que 'o racismo não tem lugar no futebol'. Em reação aos insultos, Taison mostrou o dedo do meio e chutou a bola em direção aos torcedores adversários. Assim que a partida foi recomeçada, o árbitro expulsou o brasileiro.

Entenda o caso

Os atacantes brasileiros Dentinho e Taison foram vítimas de racismo durante clássico entre o Shakhtar Donetsk e o Dínamo de Kiev pelo Campeonato Ucraniano e se retiraram de campo chorando. Taison foi expulso por responder aos insultos exibindo o dedo do meio para os torcedores.

O jogo foi disputado em Metalist, casa do Shakhtar Donetsk, mas os torcedores da equipe visitante conseguiram incomodar os brasileiros, que ficaram revoltados e não quiseram seguir jogando.

A arbitragem chegou a paralisar o jogo e retirar os dois times de campo. Os próprios jogadores do Dinamo Kiev tentaram fazer com que os torcedores parassem os insultos se aproximando da grade.

A partida foi reiniciada, mas antes Taison foi expulso por ter mostrado o dedo do meio e chutar uma bola na direção dos torcedores que o estavam insultando.