Topo

Taison explica choro após insultos e diz: "Precisamos ser antirracistas"

Taison posta foto e explica choro após insultos racistas  - Reprodução
Taison posta foto e explica choro após insultos racistas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/11/2019 20h52

O atacante Taison se manifestou hoje após sofrer insultos racistas durante o jogo entre Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev, pelo Campeonato Ucraniano. Em sua conta oficial no Instagram, o brasileiro afirmou que jamais vai se calar diante de um "ato tão desumano e desprezível".

O atleta postou a foto em que mostra o dedo do meio para os torcedores rivais após ouvir os insultos, o que custou o cartão vermelho durante a partida.

"Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor... "Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade! O meu papel é lutar, bater no peito, erguer a cabeça e seguir lutando sempre! Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio! Seguimos a luta ... Net rasizmu", postou.

Entenda o caso

Os atacantes brasileiros Dentinho e Taison foram vítimas de racismo durante clássico entre o Shakhtar Donetsk e o Dínamo de Kiev pelo Campeonato Ucraniano e se retiraram de campo chorando. Taison foi expulso por responder aos insultos exibindo o dedo do meio para os torcedores.

O jogo foi disputado em Metalist, casa do Shakhtar Donetsk, mas os torcedores da equipe visitante conseguiram incomodar os brasileiros, que ficaram revoltados e não quiseram seguir jogando.

A arbitragem chegou a paralisar o jogo e retirar os dois times de campo. Os próprios jogadores do Dinamo Kiev tentaram fazer com que os torcedores parassem os insultos se aproximando da grade.

A partida foi reiniciada, mas antes Taison foi expulso por ter mostrado o dedo do meio e chutar uma bola na direção dos torcedores que o estavam insultando.