Topo

'Escolhido', Arthur Gomes pode ser 1º para Jair lançar receita de sucesso

25/01/2018 06h00

Apostar na base é via de regra na Vila Belmiro. Junte isso à fama do técnico que se consagrou dando oportunidades a talentos no Botafogo e espere uma parceria de sucesso. Foi pensando assim que a diretoria do Santos resolveu contratar Jair Ventura e já começa a ver os primeiros passos de uma receita.

Nesta quinta-feira, quando o Santos enfrenta a Ponte Preta, às 19h30, no Moisés Lucarelli, pela terceira rodada do Paulistão, o atacante Arthur Gomes, de 19 anos, faz seu segundo jogo como titular no ano e terceiro na temporada. Apesar da jovem revelação ter ganhado espaço após Bruno Henrique sofrer um trauma nos olhos, já agradou ao treinador dentro e fora de campo.

O que chamou a atenção de Jair Ventura foi o comportamento de Arthur no treino que antecedeu o jogo contra o Bragantino. Até então, o garoto não havia sido comunicado de que seria titular.

- Sempre vou chamando os jogadores (titulares), quando fecho treinos, chamo um a um. Quando olhei, ele (Arthur) estava do meu lado. Perguntei o que ele estava fazendo, e ele disse que tentaria (se mostrar no time titular). Gostei da personalidade - contou Jair, aos risos.

Além de bancar o garoto no time titular, o técnico, que tem menos de um mês no cargo, já promoveu outros atletas, como foram os casos dos volantes Calabres e Sebastian, do sub-20, e o meia Diego Pituca, do time B. Na lateral esquerda, o comandante estuda trocar Romário por Caju, revelado em 2014.

Enquanto esteve à frente do Botafogo, por um ano e meio, Jair Ventura bancou três jovens jogadores que se sustentaram no time titular. Os principais foram os zagueiros Marcelo e Igor Rabello (voltou de empréstimo e virou titular) e o volante Matheus Fernandes, titular na Libertadores aos 18 anos.

Na contramão da maioria dos técnicos, Jair Ventura não insistiu em reforços e prometeu olhar para dentro do elenco para buscar alternativas, ressaltando que os treinadores são remunerados para isso. Coincidentemente, o maior reforço do Santos para a temporada deverá ser Gabigol, revelado pelo próprio clube.

Por enquanto, Arthur Gomes aparece como artilheiro do Peixe no Paulistão, com dois gols em duas rodadas. Na derrota para o Bragantino, o camisa 23 chegou a balançar as redes, mas teve seu gol mal anulado pela arbitragem, que marcou impedimento.

Até então, o time titular do Alvinegro tinha apenas Lucas Veríssimo como único prata da casa e o banco de reservas recheado de Meninos da Vila. Aparentemente, a tendência é mudar com Jair Ventura.