Topo

São Paulo faz contato com Ricardo Gomes, que estuda retorno ao clube

11/08/2016 19h48

O técnico Ricardo Gomes, do Botafogo, é alvo do São Paulo para substituir o argentino Edgardo Bauza. Já houve uma consulta por parte do Tricolor a Ricardo, que analisa a possibilidade de retornar ao clube que dirigiu entre 2009 e 2010. Quem conversou com o treinador nos últimos dias relata uma indecisão sobre a mudança de ares por motivos variados.

Ricardo é muito grato ao Botafogo, que lhe deu a primeira chance de trabalho após o Acidente Vasculhar Cerebral (AVC) sofrido em 2011, quando comandava o Vasco. Este ano, por exemplo, o treinador foi procurado pelo Cruzeiro para substituir Deivid, mas recusou e acabou recebendo um aumento salarial para permanecer no Glorioso.

As condições oferecidas pelo São Paulo em um primeiro momento ainda não convenceram o treinador, de acordo com relatos de pessoas próximas. Ricardo já declarou que é seduzido por trabalhos a longo prazo, com segurança. No Botafogo, tem contrato o fim deste ano e um acordo verbal para até dezembro de 2017. A situação política do Tricolor, que terá eleições em abril do ano que vem, também o preocupa.

Após definir que não é momento de apostar em novo técnico estrangeiro, o São Paulo traçou o perfil de alguns profissionais brasileiros e aprovou o nome de Ricardo Gomes, que foi discutido em reuniões da cúpula. Ricardo deixou portas abertas no clube do Morumbi pela boa passagem, na qual brigou pelo título brasileiro em 2009 e foi semifinalista da Libertadores em 2010.

Há também a resistência do Botafogo, que nesta quinta-feira, por meio de seu presidente, prometeu não facilitar a saída, mesmo sem confirmar uma procura do São Paulo. O presidente Carlos Eduardo Pereira disse que não foi informado pelo treinador sobre o interesse do clube paulista e que não teme sua saída. Deu a entender, no entanto, que caso o cenário da volta de Ricardo ao Tricolor se consolide, o Glorioso terá de ser ressarcido.

Curiosamente, São Paulo, Botafogo e Ricardo Gomes se encontrarão no próximo domingo, no Morumbi, onde as duas equipes se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor será comandado pelo interino André Jardine, que, desde o início da semana, já tinha sido confirmado para o duelo.