Topo

Palmeiras

Com Abel, Palmeiras venceu apenas um dos 18 jogos em que saiu perdendo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

25/05/2021 07h00

Abel Ferreira teve uma primeira temporada irretocável pelo Palmeiras, conduzindo a equipe a dois grandes títulos e trazendo um padrão de jogo para o time. No entanto, o revés na final do Campeonato Paulista traz à tona uma dificuldade deste time: buscar a vitória quando sai atrás do placar.

Desde que o técnico português assumiu o clube, a equipe saiu vencedora após sair perdendo em apenas uma ocasião. Ainda pela fase de grupos do Paulistão, o time alviverde derrotou o Guarani por 2 a 1, de virada, em jogo disputado em Campinas.

Além dessa vitória, o Palmeiras saiu atrás do placar em outras 17 partidas desde novembro do ano passado. O time foi derrotado em 13 desses jogos, além de ter empatado quatro.

A falta de poder de reação foi observada em uma das derrotas mais doloridas na última temporada. Empolgada após a conquista da Copa Libertadores, a equipe enfrentou o Tigres na semifinal do Mundial de Clubes, porém foi derrotada por 1 a 0. Após sofrer o gol de pênalti, o Palmeiras pouco conseguiu criar e não foi eficiente na tentativa de furar a defesa mexicana.

A dificuldade que os comandados de Abel têm para levar perigo quando estão atrás do placar pode ser explicada pelo modelo de jogo implementado pelo português. Afinal, o Palmeiras é letal nos contra-ataques, quando tem espaço para correr nas costas dos defensores do adversário. No entanto, quando precisa propor e encarar uma equipe postada, sofre para criar.

Palmeiras