Corinthians se reconecta com torcedor em classificação 'raiz' fora de casa

O Corinthians não foi brilhante, mas fez o suficiente para se reconectar com o torcedor na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo, no "raiz" 1º de Maio. O resultado levou o Timão para a terceira fase da Copa do Brasil.

Poucos sustos

O Corinthians se sentiu em casa dentro e fora de campo no 1º de Maio. O São Bernardo cedeu a maior parte dos 11.903 ingressos para a torcida do Timão, que dominou dois dos três setores do estádio e viu o time se impor.

A equipe do técnico António Oliveira precisava dar uma resposta à torcida após a eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Paulista. E o Corinthians precisou de pouco tempo para corresponder. Os visitantes abriram o placar logo aos 5 minutos, em pênalti sofrido por Raniele e convertido por Yuri Alberto.

Aos 26, Pedro Raul ampliou. O que parecia calmaria, porém, virou apreensão quando Rodrigo Garro foi expulso no fim do primeiro tempo. Na etapa final, Helder também levou o vermelho e o Corinthians até sofreu um pouco, mas viu boas defesas de Cássio para avançar com certa facilidade.

Torcida abraça

Torcida do Corinthians, durante jogo contra o São Bernardo, no 1º de Maio
Torcida do Corinthians, durante jogo contra o São Bernardo, no 1º de Maio Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Não se ouviu gritos de apoio ao São Bernardo no 1º de Maio. A Fiel dominou o volume de estádio e passou a vibração para o campo. O Corinthians não brilhou tecnicamente, mas foi intenso, sem deixar o Bernô respirar.

Os atletas comemoraram cada dividida ganha e se apoiaram nos erros. Quando as reclamações sobre o árbitro Bráulio da Silva Machado cresciam, os jogadores pediam calma uns aos outros. Em um dos momentos, Gustavo Henrique gritou: "O negócio é jogar bola".

Na beira do campo, António Oliveira mostrou mais destempero e foi expulso. O técnico português, apesar do vermelho, teve o nome gritado antes e depois do jogo.

Continua após a publicidade

O capitão Cássio demonstrou calma durante quase todo o jogo e só perdeu um pouco da paciência quando a partida foi paralisada por causa de sinalizadores. Torcedores acenderam e jogaram o instrumento no campo como protesto pelo preço dos ingressos praticado pelo São Bernardo para os visitantes: R$ 100.

Cássio se dirigiu aos profissionais que trabalhavam atrás do gol e disse: "Pô, para que isso? Não entendi nada". Antes, ele brincou com um gandula que reclamou da cera: "Quer que eu cobre rápido? Calma. Estamos ganhando". Já no fim da partida, ele levantou a torcida ao dominar uma tentativa de gol do meio-campo com o peito.

Estádio raiz

A reportagem do UOL se surpreendeu com o acesso ao 1º de Maio. Na chegada do portão onde a imprensa entra, um porteiro não perguntou nome e nem identificação. "Jornalista? Pode entrar".

A sala de imprensa do estádio ficou abarrotada para a entrevista do técnico António Oliveira e não foi possível fazer a zona mista, onde os jogadores passam pelos microfones para entrevistas antes de sair do estádio.

Com um único acesso aos camarotes, as diretorias e comissões técnicas se cruzaram o tempo todo e mostraram boa relação. O presidente Augusto Melo cogitou o técnico Márcio Zanardi e o executivo de futebol Lucas Andrino para o Corinthians anteriormente.

Continua após a publicidade

O Corinthians fez do 1º de Maio a sua casa. E agora terá tempo para se preparar para a estreia do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, no dia 14 de abril. A vitória contra o São Bernardo mostrou que o Timão está no caminho certo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes