Corinthians tem golaço salvador, bate Cruzeiro e conquista sua 11ª Copinha

O Corinthians se sagrou campeão da Copa São Paulo após bater o Cruzeiro por 1 a 0 em final disputada hoje (25), na Neo Química Arena.

O golaço do título foi marcado por Kayke, aos 40 minutos do 2º tempo.

O Corinthians conquistou seu 11º título na história do torneio, distanciando-se ainda mais como o maior campeão. A última conquista do Alvinegro havia sido em 2017. O clube tem mais que o dobro de troféus da Copinha na comparação com qualquer outro time.

A vitória corintiana coroa uma campanha invicta na Copinha. O time comandado pelo técnico Danilo cresceu nas fases finais do mata-mata e termina o torneio com sete vitórias, dois empates, 25 gols marcados e três gols sofridos.

Como foi o jogo

Arthur Sousa apoiado. O camisa 9 do Corinthians, que marcou os três gols da equipe na semifinal diante do Novorizontino, foi bastante apoiado pelo torcedor em Itaquera. Em seu primeiro toque na bola, o centroavante fez levantar o torcedor.

O meio-campo cruzeirense deu o tom da etapa inicial. O quarteto na faixa central dominou o duelo físico e cedeu poucos espaços aos corintianos. A Raposa se destacou mais na marcação do que na criação.

Os donos da casa melhoraram nos minutos finais do 1° tempo. Sob comando de Kaike e Higor, o alvinegro encurralou os mineiros e ficou perto de balançar as redes justamente com a dupla de pontas — na melhor chance, no entanto, Higor errou o alvo.

O Cruzeiro dominou o início do 2º tempo. A Raposa não se intimidou diante da torcida majoritariamente corintiana e teve mais volume de jogo. O time mineiro pecou nas finalizações.

Continua após a publicidade
A final da Copa São Paulo foi paralisada por conta de sinalizadores nas arquibancadas
A final da Copa São Paulo foi paralisada por conta de sinalizadores nas arquibancadas Imagem: Bruno Madrid/UOL

O jogo foi paralisado aos 34 do 2º tempo por conta de sinalizadores acesos no setor da organizada Pavilhão Nove. Houve aviso no telão do estádio relembrando sobre a proibição do uso do item. A partida foi retomada após três minutos.

Kayke decidiu a final com um golaço. O jogo foi difícil para o Corinthians, mas o time pôde contar com um de seus melhores jogadores no momento mais importante. Seu chute de fora da área incendiou a Neo Química Arena.

Lances importantes

Jogadores de Corinthians e Cruzeiro na final da Copinha 2024
Jogadores de Corinthians e Cruzeiro na final da Copinha 2024 Imagem: Fabio Giannelli/Agência Estado

Primeira chance clara: O Cruzeiro atacou em velocidade aos 9 minutos. Gui Meira desarmou no meio-campo e encontrou Xavier na ponta esquerda, que finalizou. Felipe Longo espalmou nos pés de Arthur, livre na área. De cara para o gol, o atacante chutou para fora.

Continua após a publicidade

Falta perigosa: Vitinho assustou o Corinthians aos 20 minutos. O camisa 10 teve oportunidade de bola parada e decidiu bater direto para o gol. A bola passou perto da trave esquerda.

Confusão na área: O Corinthians gerou perigo no fim do 1º tempo. Higor ajeitou para Ryan chegar batendo, mas o próprio colega Arthur Sousa bloqueou. A bola voltou para Higor, que chutou para fora sob marcação de Pedrão.

Reclamação de pênalti: Chegada perigosa do Cruzeiro aos 10 do 2º tempo. Jhosefer foi acionado pela esquerda e rolou na área para Gui Meira. João Pedro travou a finalização, e a bola rebateu em Vitor Meer. Os cruzeirenses pediram toque de mão, mas a checagem do VAR não viu falta.

Blitz cruzeirense: Os mineiros finalizaram bem de fora da área aos 20 e aos 23. Primeiro com Jhosefer, que viu sua finalização passar raspando na trave, e depois com Vitinho, que parou em Felipe Longo.

Gol anulado: O Cruzeiro balançou as redes aos 23 minutos, porém não alterou o placar. Henrique Silva e Felipe Longo se chocaram em disputa de bola, e o árbitro deu falta no goleiro do Corinthians. O belo chute de Tevis de nada valeu.

A sorte ameaçou sorrir para o Corinthians: Um chute sem grande perigo quase resultou em gol. Vitor Meer bateu de longe, a bola desviou no meio do caminho e complicou o goleiro Otávio, que tentou segurar e acabou espalmando para a linha de fundo.

Continua após a publicidade

1x0, Kayke aos 40' do 2º tempo: Um golaço para a história. Kayke recebeu na quina esquerda da área, limpou a marcação e acertou um belo chute no ângulo. O cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração nem abalou o atacante.

Alvinegro com 10 nos minutos finais: O Corinthians precisou segurar a pressão cruzeirense com um jogador a menos. Guilherme Henrique sentiu lesão aos 43 minutos e não teve condições de continuar. Danilo havia feito apenas quatro alterações, mas já havia parado o jogo três vezes, e por isso estava impossibilitado de mexer no time.

Ficha técnica
Corinthians 1x0 Cruzeiro

Competição: final da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Data: 25 de janeiro de 2024, às 15h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
Cartões amarelos: Vitor Meer, Léo Maná, Arthur Sousa e Kayke (Corinthians); Arthur (Cruzeiro)
Gols: Kayke aos 40' do 2º tempo (Corinthians)
Público: 43.495 pessoas
Renda: R$ 1.215.586,00

Corinthians: Felipe Longo; Léo Maná, João Pedro, Renato e Vitor Meer; Ryan (Thomás Agustin) e Breno Bidon; Kayke, Pedrinho (Guilherme Henrique) e Higor (Thomas Lisboa); Arthur Sousa (Jhonatan). Técnico: Danilo Andrade

Cruzeiro: Otávio; Carlos Gómez (Rhuan Gabriel), Pedrão, Bruno Alves (Kelvin) e Vitinho; Henrique Silva (André), Jhosefer (Victor Jesus), Xavier e Gui Meira; Tevis e Arthur (Juan Índio). Técnico: Fernando Seabra

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes