Artilheiro, senador e agora cartola: Romário é eleito presidente do America

Romário foi eleito hoje (9) o novo presidente do America-RJ. Ele vai acumular a função no clube com o mandato de senador.

O que aconteceu

O ex-jogador e senador vai comandar o clube pelos próximos três anos. O mandato vai de janeiro de 2024 até o fim de 2026.

O Baixinho foi candidato único ao pleito realizado hoje, no Club Municipal, na Tijuca. O evento reuniu conselheiros do clube e sócios.

Pelo regimento do America, ele precisava de pelo menos 30 votos para que a eleição fosse confirmada. O Baixinho teve 54 e dois foram em branco.

Eu me sinto preparado para esse novo desafio na minha vida. É claro que quando eu falo isso, é porque eu tenho certeza e fé em Deus e que vocês americanos, como eu e meu pai, vão me ajudar para que possamos, juntos, recolocar o America no lugar que ele merece. É na primeira divisão do carioca e voltando a disputar uma competição nacional.

— Romário, presidente eleito do America-RJ

A relação de Romário com o America

Romário diz que herdou do pai, Seu Edevair, a paixão pelo America. Em 2009, ele chegou a ser gerente de futebol do clube e entrou em campo na campanha do acesso à elite do Carioca. Foi a realização de um sonho para o Baixinho e seu Edevair, que tinha morrido no ano anterior.

Na eleição, Romário se emocionou em pelo menos duas vezes. Na segunda, ao fazer uma menção direta ao pai.

Continua após a publicidade

As primeiras conversas para que Romário fosse candidato à presidência do America começaram em 2014. Mas ele avançou na carreira política em Brasília, foi de deputado a senador, e agora voltou os olhos para atuar de forma direta no clube.

Como ele encontra o clube?

O futuro do America passa pela construção da nova sede, na Rua Campos Salles, na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio. A sede anterior foi demolida e o terreno será usado para construção de um shopping.

Romário diz que o clube tem dívidas na casa dos R$ 80 milhões, mas o presidente atual, Sidney Santana, contesta esse valor.

De todo modo, quem vai passar o bastão para Romário em janeiro acredita em um futuro melhor para o clube.

"Ele tem o perfil de agregar, unificar o clube como um todo. Essa é a nossa expectativa. Como diz o nosso hino: 'America, unido vencerás'. Nossa expectativa é que a gente consiga voltar ao cenário nacional. Eu, com a minha idade, fui acostumado a ver o America em grandes competições. Tenho certeza que o Romário vai ter uma carreira exitosa", disse Sidney.

Deixe seu comentário

Só para assinantes