Copa 2023: Portugal vence o Vietnã e sonha com vaga nas oitavas

Estreante, Portugal conquistou sua primeira vitória na história da Copa do Mundo feminina. Em jogo tranquilo, as portuguesas venceram o Vietnã, hoje (27), por 2 a 0, e embolaram o Grupo E. Os gols foram de Telma Encarnação (Portugal) e Kika Nazareth.

Portugal chegou a três pontos e vai para o tudo ou nada contra os EUA. A seleção ocupa a terceira colocação, enquanto as norte-americanas lideram, com os mesmos quatro pontos da vice Holanda.

Telma Encarnação fez o primeiro de Portugal em Copas femininas. Estreante em Mundiais, a seleção portuguesa balançou as redes do torneio pela primeira vez na sua história.

Goleira Kim Thanh evitou uma goleada. A arqueira foi, novamente, o principal nome da seleção vietnamita na partida.

Resultado eliminou o Vietnã. Com duas derrotas, as vietnamitas não têm mais chances de avançar às oitavas.

Na sequência, Portugal encara os EUA, e o Vietnã enfrenta a Holanda. Os jogos da última rodada serão na terça-feira (1), às 4h (de Brasília).

Como foi o jogo

Portugal precisou de seis minutos para abrir o placar. Em busca da primeira vitória, a seleção portuguesa pressionou o Vietnã desde os primeiros minutos, rodando a bola e buscando espaços para pisar na área. A postura resultou no gol de Telma Encarnação.

Seleção portuguesa controlou o primeiro tempo, mas parou em Kim Thanh. As europeias ocuparam o campo de ataque, controlaram a posse de bola, tiveram liberdade para finalizar e ampliaram com Kika Nazareth, mas não foram para o intervalo com uma goleada pelas boas intervenções da goleira vietnamita.

Continua após a publicidade

Portugal manteve o domínio, mas faltou pontaria diante de um Vietnã mais organizado. O segundo tempo manteve o cenário, com as portuguesas controlando a posse e o ritmo de jogo contra um Vietnã com marcação mais ajustada, mas mesmo assim frágil. A falta de pontaria lusa, porém, deixou a etapa final zerada.

Gols e lances importantes

Gol de Portugal. Aos 6 minutos do primeiro tempo, Lúcia Alves recebeu pela direita e cruzou para a área. Telma Encarnação empurrou para o fundo da rede.

Saiu o segundo. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Telma recebeu na intermediária e tocou em profundidade para Kika Nazareth, que finalizou na saída da goleira para ampliar.

Defendeu Kim Thanh. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Andreia Jacinto cruzou e Telma finalizou de primeira, para defesa, com o pé, da arqueira vietnamita. No rebote, Telma finalizou, e Kin Thanh ficou com a bola.

Perdeu! Aos 9 minutos do segundo tempo, Jéssica Silva cruzou pela esquerda, Telma Encarnação finalizou da entrada da área, mas mandou por cima do gol.

Continua após a publicidade

Defesa e polêmica. Aos 20 minutos do segundo tempo, Jéssica Alves recebeu pela direita e finalizou na saída da goleira vietnamita, que tirou parcialmente. No rebote, a camisa 10 chutou para fora e ficou reclamando de puxão dentro da área. A arbitragem mandou seguir.

FICHA TÉCNICA

Portugal 2 x 0 Vetnã

Competição: 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 27 de julho de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Waikato, em Hamilton, na Nova Zelândia
Arbitragem: Salima Mukansanga
Assistentes: Queency Victoire e Mary Njoroge
Cartões amarelos: Ana Borges (Portugal)
Gols: Telma Encarnação (Portugal), aos 6 minutos do primeiro tempo; Kika Nazareth (Portugal), aos 20 minutos do primeiro tempo
Público: 6.645

PORTUGAL: Patrícia Morais; Ana Borges, Ana Seiça (Sílvia Rebelo), Carole Costa e Lúcia Alves; Andreia Jacinto (Ana Rute), Joana Marchão, Tatiana Pinto e Kika Nazareth (Ana Capeta); Jéssica Silva (Andreia Norton) e Telma Encarnação (Carolina Mendes). Técnico: Francisco Neto

VIETNÃ: Thanh Tran; Thao Tran, Luong (Kieu Choung), My Le, Thu Tran e Hoang; Duong (The Van Us Ngan), Thai, Thuy Nguyen e Nhi Nguyen (Linh Tran); Huynh (Pham). Técnico: Duc Chung Mai

Deixe seu comentário

Só para assinantes