Topo

La Liga - 2022/2023

Real perde com erro de Militão e pode ver Barça campeão na próxima rodada

Derrota para Real Sociedad deixou time de Tchouaméni estacionado com 68 pontos - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Derrota para Real Sociedad deixou time de Tchouaméni estacionado com 68 pontos Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/05/2023 18h56

Longe do Bernabéu e sem a dupla Benzema e Vinicius Júnior, o Real Madrid decepcionou de novo, perdeu para a Real Sociedad por 2 a 0 com direito a erro de Militão e, de quebra, viu o Barcelona disparar na liderança do Campeonato Espanhol.

O resultado deixou o time de Carlo Ancelotti com 68 pontos, situação que pode definir o título na próxima rodada: se o Barça — que tem 82 pontos — vencer o Espanyol, garante o troféu antecipadamente, já que restarão apenas 12 pontos em disputa.

No início do segundo tempo, Militão cometeu um erro bizarro e entregou o gol para Kubo. O cenário piorou para o time da capital quando Carvajal tomou dois amarelos e foi expulso. Ainda deu tempo de Barrenetxea entrar e liquidar a vitória dos donos da casa.

O Real Madrid volta a jogar já neste sábado (6), contra o Osasuna, pela final da Copa do Rei. A Sociedad, por outro lado, só entra em campo no dia 13, quando encara o Girona pelo Campeonato Espanhol.

Gols e destaques

Real Madrid é salvo pela trave (e por Courtois). O jogo começou com o time de Ancelotti em cima do adversário, com Tchouaméni e Militão desperdiçando boas chances. A partir dos dez minutos, no entanto, foi a Real Sociedad quem apertou: primeiro, Zubimendi acertou a trave após escanteio, e depois David Silva parou em Courtois após ficar cara a cara com o goleiro.

Defesas superam ataques. O duelo seguiu movimentado, mas com poucas chances de gol devido às boas atuações defensivas das equipes. Os mandantes aproveitaram a falta de entrosamento do ataque misto do Madrid, enquanto o time da capital não teve grandes dificuldades para barrar as investidas rivais até o intervalo.

Brasileiro erra e dá gol para Sociedad. O time da casa abriu o placar logo no começo do 2° tempo em um erro de Militão. O zagueiro foi apertado pela marcação na saída de bola, girou para trás, derrapou e tentou recuar para Courtois. O problema é que o passe saiu completamente errado, e Kubo chegou antes do goleiro para empurrar para as redes: 1 a 0.

Kubo celebra gol da Real Sociedad sobre o Real Madrid em jogo do Campeonato Espanhol -  Ion Alcoba/Quality Sport Images/Getty Images -  Ion Alcoba/Quality Sport Images/Getty Images
Kubo celebra gol da Real Sociedad sobre o Real Madrid em jogo do Campeonato Espanhol
Imagem: Ion Alcoba/Quality Sport Images/Getty Images

Carvajal é expulso e piora situação. O defensor do Real Madrid levou dois amarelos em um intervalo de menos de dez minutos. Primeiro, ele reclamou com a arbitragem e foi punido. Depois, acertou um carrinho em Aihen Munõz e acabou tomando o vermelho, deixando o cenário ainda mais complicado para Ancelotti.

Reserva decreta resultado. Com um a menos, os visitantes saíram para o ataque em busca do empate e tomaram o segundo em contra-ataque já na casa dos 40 minutos. Barrenetxea — que havia entrado no lugar de Kubo — recebeu lançamento pela esquerda, fintou Lucas Vázquez e superou Courtois: 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

REAL SOCIEDAD 2x0 REAL MADRID - 33ª rodada do Campeonato Espanhol

Data e horário: 2 de maio de 2023, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Anoeta, em San Sebastián (Espanha)
Árbitro: Juan Luis Pulido Santana
VAR: Iglesias Villanueva
Cartões amarelos: Gorosabel (RSA); Carvajal, Nacho, Ceballos, Rodrygo (RMA)
Cartões vermelhos: Carvajal (RMA)
Gols: Kubo (RSA), aos 2 min do 2° tempo; Barrenetxea (RSA), aos 40 min do 2° tempo

REAL SOCIEDAD: Remiro; Gorosabel (Elustondo), Zubeldia (Pacheco), Le Normand e Aihen Muñoz; Merino, Zubimendi e David Silva (Illarramendi); Sorloth (Carlos Fernández), Kubo (Barrenetxea) e Oyarzabal. Técnico: Imanol Alguacil

REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Militão, Rudiger e Nacho; Tchouaméni, Kroos (Lucas Vázquez) e Ceballos; Asensio (Arribas), Mariano Díaz (Álvaro Rodríguez) e Rodrygo. Técnico: Carlo Ancelotti