Topo

Barcelona vira sobre o Real e se distancia ainda mais na ponta do Espanhol

Sergi Roberto vibra com o gol do Barcelona diante do Real Madrid - JOSEP LAGO/AFP
Sergi Roberto vibra com o gol do Barcelona diante do Real Madrid Imagem: JOSEP LAGO/AFP

19/03/2023 19h00

O Barcelona ganhou o 'El Clássico' diante da sua torcida no Camp Nou ao virar o jogo contra o Real Madrid no apagar das luzes, neste domingo. Com gols de Araújo (contra), Sergi Roberto e Kessié, o Barça se aproxima do título do Campeonato Espanhol, ao abrir 12 pontos do segundo colocado e rival.

  • Este foi o quarto El Clássico da temporada. O Barcelona venceu três jogos, enquanto o Real saiu vitorioso uma vez.

Como foi o jogo:

O Barcelona saiu ameaçando já no começo da partida. Com apenas cinco minutos no cronômetro, Courtois foi obrigado a fazer uma bela defesa em cabeçada de Raphinha. No rebote, Sergi Roberto mandou por cima da trave.

Real abre o placar com gol contra. Apesar de não ter chegado com perigo até então, foi o time madrileño que marcou primeiro, em jogada de Vini Jr. e desvio de Araújo.

Jogo fica equilibrado. Após o gol, o Barça tentou pressionar mais, no entanto, sem muito sucesso. Os dois times atacavam sem muito perigo, até que aos 23 minutos, Christensen cabeceou e viu a bola passar muito perto da trave de Courtois.

Barça cresce e iguala. Com uma postura mais ofensiva e vendo o Real recuar mais, o Barcelona aproveitou e criou mais para empatar no último lance da primeira etapa.

Ritmo alto na volta do intervalo. Em um jogo bem aberto, nenhum dos rivais se escondeu no começo do segundo tempo, mas as tentativas ofensivas não levavam perigo neste início.

Sem efetividade ofensiva, o jogo fica morno. Mesmo com algumas chegadas de ambos os lados, a alta frequência do começo do segundo tempo diminuiu e os goleiros pouco fizeram, até Raphinha conseguir um bom chute na entrada da área, já aos 29 minutos.

Precisando da vitória, Real vai para cima. Já que um ponto não resolvia a vida dos Madridistas na tabela, foi o time visitante quem mudou de postura nos minutos finais. O Real até chegou ao gol, mas Asensio marcou após receber a bola em posição ilegal. Em seguida, o mesmo Asensio mandou muito perto do travessão de Ter Stegen.

Barça aproveita contra-ataque e vira o jogo. Em uma jogada rápida pela esquerda, Lewandowski dá belo passe para Balde, que cruza já quase na pequena área, achando Kessié livre para mandar pro fundo da rede.

Gols:

0x1: Contra, aos 9 minutos do primeiro tempo. Em jogada pela esquerda, Vini recebe já dentro da área, tenta limpar a jogada e, quase sem ângulo, busca o cruzamento, mas a bola desvia em Araújo e pega Ter Stegen de surpresa.

1x1: Sergi Roberto, aos 44 minutos do primeiro tempo. Começando pela direita, Araújo cruza rasteiro perto da linha de fundo, após bate-rebate dentro da pequena área, a bola sobra no pé do camisa 20, que não desperdiça e chuta forte para o gol.

2x1: Kessié, aos 46 minutos do segundo tempo. Em uma jogada rápida pela esquerda, Lewandowski dá belo passe para Balde, que cruza já quase na pequena área, achando Kessié livre para mandar pro fundo da rede.

FICHA TÉCNICA

Barcelona 2 x 1 Real Madrid

Competição: 26ª rodada do Campeonato Espanhol.

Local: estádio Camp Nou, Barcelona.

Data e horário: 19 de março de 2023, às 17h00 (de Brasília)

Árbitro: De Burgos Bengoetxea.

Cartão Amarelo: Nacho Fernández (Real Madrid), aos 17 minutos do primeiro tempo, Raphinha (Barcelona), aos 31.

Sergi Roberto (Barcelona), aos 19 minutos, Modric (Real Madrid), aos 23, Álex Balde (Barcelona), aos 44 minutos e Ceballos (Real Madrid), aos 51 do segundo tempo.

Gols: Araújo contra (Barcelona), aos 9 minutos e Sergi Roberto (Barcelona), aos 44 minutos do primeiro tempo. Kessié (Barcelona), aos 46 do segundo tempo.

Barcelona: Ter Stegen; Araújo, Koundé, Christensen, Alex Balde; Busquets, Sergi Roberto (Kessié), de Jong; Rapnhinha (Fernán), Gavi (Ansu Fati)e Lewandowski. Técnico: Xavi.

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Rudiger, Nacho Fernández (Mendy); Camavinga (Tchouaméni), Kroos (Rodrygo), Modric (Ceballos), Valverde (Asensio), Vini Jr. e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti