Topo

Gaúcho - 2023

Grêmio e Inter chegam ao Gre-Nal em alta, mas por caminhos diferentes

Pedro Henrique, do Inter, e Luis Suárez, do Grêmio  - Heber Gomes/AGIF // Maxi Franzoi/AGIF
Pedro Henrique, do Inter, e Luis Suárez, do Grêmio Imagem: Heber Gomes/AGIF // Maxi Franzoi/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/03/2023 04h00

Grêmio e Inter se enfrentam pela primeira vez em 2023 neste domingo. O clássico 438 chega para ambos num momento de alta. Invictos e já classificados no Gauchão, a dupla Gre-Nal trilhou caminhos diferentes para o sucesso.

Grêmio se reconstruiu sob a luz de uma estrela

O Grêmio precisava se reconstruir. Depois de uma Série B longe do ideal, a palavra de ordem na Arena era reformulação. A direção que assumiu o clube no início do ano tratou de fazer isso e agiu rápido.

Desembarcou em Porto Alegre para vestir azul branco e preto um time completo de reforços, para praticamente todos os setores do campo. Laterais, zagueiros, volantes, meias, atacantes, investimentos para atender Renato Gaúcho, que cobrava tais movimentos de mercado.

Luis Suárez é a grande estrela da equipe atualmente. Com oito gols e quatro assistências em nove jogos, ele é exemplo nos corredores do clube e arranca elogios nos bastidores por seu comportamento além do campo.

Inter prega sequência de um grupo forte

O Inter fez o contrário. Ao invés de promover grandes chegadas e saídas, o Colorado apostou alto no elenco vice-campeão do Brasileirão do ano passado. Foram contratados seis jogadores. Nenhum deles é titular absoluto do time.

A ideia é dar sequência a um grupo que está habituado ao modelo de jogo proposto por Mano Menezes. A aposta em 'contratações pontuais' fez a direção do Inter, inclusive, firmar acordos pensando no meio do ano, como Aránguiz e Enner Valencia, que têm chegadas previstas para julho.

Luiz Adriano, apresentado ao longo da semana, é quem tem mais chances de mexer no time do ano passado, em razão da má fase de Alemão, que já deixou de ser titular.

Quem chega melhor?

O Grêmio lidera a classificação do Gauchão com 25 pontos. Foram oito vitórias e um empate na competição. 20 gols marcados e quatro sofridos.

O Inter aparece em segundo com 19 pontos. São cinco vitórias e quatro empates. Foram marcados 17 gols marcados e cinco sofridos.