Topo

SheBelieves Cup 2023

Canadá resolve na bola parada e complica Brasil na SheBelieves Cup

Viens, do Canadá, comemora gol contra o Brasil pela SheBelieves Cup - James Williamson - AMA/Getty Images
Viens, do Canadá, comemora gol contra o Brasil pela SheBelieves Cup Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/02/2023 22h29

O Canadá não perdoou na bola parada e venceu o Brasil, hoje, por 2 a 0, no GEODIS Park (EUA), pela segunda rodada da SheBelieves Cup. Gilles e Viens marcaram para as canadenses.

No aniversário de Marta, que entrou no segundo tempo, a seleção brasileira se complicou para segurar a eficiente bola parada das canadeneses, e pecou na pontaria na hora de diminuir o prejuizo. A goleira Sheridan brilhou no fim do segundo tempo, mantendo a baliza canadense zerada.

O resultado complica a sequência da seleção brasileira na She Believes Cup. O revés colocou o Brasil na terceira colocação, com três pontos, com o Canadá na vice-liderança. Agora, para ser campeã, as comandadas de Pia Sundhage precisam de uma vitória contra os Estados Unidos somada a um tropeço canadense sobre o Japão.

Brasil e Estados Unidos se enfrentam na quarta-feira, às 21h (de Brasília), enquanto Canadá e Japão jogam no mesmo dia, às 18h (de Brasília).

Como foi o jogo

Muita transição e marcação. As equipes apostaram na velocidade para chegar ao gol adversário, mas esbarraram em sistemas de marcação muito eficientes. Brasil e Canadá pressionaram desde a saída de bola adversária, e buscavam roubadas para tentar pegar o outro time desorganizado.

Defesa brasileira vacila, e Canadá não perdoa na bola parada. Pia escalou uma linha defensiva majoritariamente reserva, e a falta de entrosamento complicou o Brasil. Do outro lado, o Canadá fez valer sua força nas bolas paradas para marcar em cobrança de escanteio.

Brasil se organiza, mas peca na pontaria. A seleção brasileira voltou para o segundo tempo mais organizada, conseguindo construir tanto com a bola no pé quanto na velocidade, mas pecou na hora de finalizar. Debinha perdeu duas e Ludmila, uma.

Com Marta, Pia muda ataque da seleção. Em busca pelo menos do empate, a técnica Pia Sundhage resolveu trocar grande parte do sistema ofensivo, verde-amarelo, apostando na aniversariante Marta, em Bia Zaneratto e Adriana. As alteraçõs, porém, pouco melhoraram o aproveitamento verde-amarelo contra as canadenses.

Gols e lances importantes

Lorena evita o primeiro do Canadá. Aos dez minutos do primeiro tempo, Leon recebeu nas costas da zaga brasileira, invadiu a área pela direita e finalizou forte para a defesa da goleira brasileira.

Ludmila fura dentro da área. Aos 24 minutos do primeiro tempo, a atacante brasileira recebeu cruzamento pela direita e, livre próxima à pequena área, furou na hora do chute.

0 a 1. Gilles marca na bola parada. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Gilles subiu sozinha na primeira trave para abrir o placar.

Debinha e Ludmila falham. Aos sete minutos do segundo tempo, Debinha recebeu de Geyse dentro da área, mas finalizou fraco. No minuto seguinte, Ludmila partiu em velocidade, deixou a marcação para trás, mas perdeu a bola ao tentar driblar a goleira.

0 a 2. Viens amplia. Aos 26 minutos do segundo tempo, Viens aproveitou rebote após cobrança de falta pela esquerda para, no centro da área, fazer o segundo das canadenses.

Sheridan fecha o gol. A goleira canadense protagonizou pelo menos duas grandes defesas na reta final do jogo. A principal aconteceu aos 32 minutos, em finalização de Lauren após passe de Adriana.

FICHA TÉCNICA

Brasil x Canadá

Competição: segunda rodada da SheBelieves Cup
Data e horário: 19 de fevereiro de 2023, às 20h30 (de Brasília)
Local: GEODIS Park, em Nashville, Tennessee (EUA)
Cartões amarelos: Buchanan (Canadá); Ana Vitória (Brasil)
Gols: Gilles (Canadá), aos 30 minutos do primeiro tempo; Viens (Canadá), aos 26 minutos do segundo tempo

BRASIL: Lorena; Tarciane (Rafaelle), Kathellen, Lauren, Tamires; Ary Borges (Ana Vitoria), Kerolin (Marta), Geyse, Nycole (Adriana); Ludmila (Gabi Nunes), Debinha (Bia Zaneratto). Técnica: Pia Sundhage.

CANADÁ: Sheridan; Chapman, Buchanan, Lawrence (Viens), Gilles (Sinclair); Rose, Fleming, Grosso (Schmidt), Awujo (Zadorsky); Beckie (Lacasse) e Leon (Huitema). Técnica: Bev Priestman.