Topo

Corinthians

Gil abre ano como o zagueiro ideal de Lázaro no Corinthians; saiba por quê

Gil em ação pelo Corinthians em jogo do Paulistão - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Gil em ação pelo Corinthians em jogo do Paulistão Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

09/02/2023 04h00

O zagueiro Gil inspira a confiança do técnico Fernando Lázaro pela experiência, domínio de jogo aéreo e, principalmente, pela regularidade aos 35 anos. Ele retomou o posto de pilar do sistema defensivo do Corinthians.

A comissão técnica entende que ele é o zagueiro em melhor fase no elenco, o que se reflete nos minutos em campo. Ele é o zagueiro do Corinthians que mais jogou neste ano, pois foi titular em cinco dos seis jogos até aqui.

"Nos últimos anos, o Corinthians sempre teve a defesa sólida, forte. Ficamos satisfeitos quando saímos de campo sem tomar gol, como foi de novo contra o Botafogo-SP. São todos jogadores que se conhecem muito bem, e isso ajuda, seja quem estiver no campo", celebra Gil, em resposta ao UOL. "Estou me sentindo bem neste começo de ano e tenho trabalhado firme, porque a temporada é longa", completa.

Gil é um dos jogadores do Corinthians que Lázaro melhor conhece, pois chegou ao clube pela primeira vez há dez anos. O técnico repete que tem "três grandes zagueiros, todos com condições" de começar jogando, mas na prática é Gil quem larga na frente neste começo de ano.

"Na minha opinião, [ele é] o melhor zagueiro [do time]", afirmou Lázaro na única partida em que o zagueiro ficou de fora, contra o Água Santa. Era só administração de carga.

O Fernando conhece bem o clube e também os jogadores. Aos poucos ele tem colocado seu estilo de jogo, e temos procurado trabalhar bem no dia a dia para evoluir o mais rápido possível. Os bons resultados dão confiança para fazermos uma grande temporada"
Gil, sobre o início de trabalho de Fernando Lázaro

Gil foi o quarto jogador que mais atuou pelo Corinthians em 2022, com 4.185 minutos em campo. Só Cássio (5.707 minutos), Róger Guedes (4.693) e Du Queiroz (4.625) jogaram mais. Da metade para o final do ano, porém, Gil entrou no rodízio com Bruno Méndez e depois Robert Renan, o que não aconteceu nas últimas semanas.

Fagner, Fábio Santos e Gil foram titulares juntos em quatro jogos, já Balbuena e Bruno Méndez se revezam na defesa.

O trio veterano deve começar jogando mais uma vez hoje, às 21h30 (de Brasília), em partida fora de casa contra o São Bernardo, pelo Paulistão.

Corinthians