Topo

Série B - 2022

Cruzeiro se despede da Série B sem promessas audaciosas para 2023

Time do Cruzeiro comemora mais uma vitória na Série B - Staff Images/Cruzeiro
Time do Cruzeiro comemora mais uma vitória na Série B Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

06/11/2022 04h00

Chegou o dia tão aguardado pelo Cruzeiro e seus torcedores. A equipe celeste se despede da Série B do Campeonato Brasileiro hoje (6), diante do CSA, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em jogo válido pela 38ª rodada da competição e para cerca de 60 mil pessoas. Porém, fora das quatro linhas, agora que o calvário chegou ao fim, muitos se perguntam o que esperar do Cruzeiro em seu retorno à elite após três anos.

O time brigará no alto da tabela? Almeja uma vaga na Libertadores ou na Sul-Americana? Vai jogar apenas para permanecer?

Questionados constantemente, os dirigentes do Cruzeiro sempre reforçam que o time será competitivo, mas evitam fazer promessas consideradas audaciosas. Ronaldo Nazário, dono da SAF do clube, já disse em algumas oportunidades que a competitividade será uma das marcas da equipe da próxima temporada, mas sem detalhar muito o planejamento. Na última semana foi a vez do diretor de futebol Pedro Martins falar sobre o tema, também em tom de cautela sobre as expectativas.

"Existe uma restrição orçamentária. É importante falar sobre isso porque no Brasil não há o fair play financeiro de fato. Então, fica uma competição de quem é o dono mais rico, de quem vai gastar mais e não é isso que queremos fazer. Internamente, o nível da nossa exigência é muito alto, mesmo sabendo da restrição financeira. Aqui todo mundo pensa grande. Vamos trabalhar para que a gente consiga os melhores objetivos da temporada, sem poder prometer uma equipe em que vai se gastar mais do que se tem. Esse caminho, a gente viu onde leva. A gente viu o que o Cruzeiro passou justamente por isso, porque gastou mais do que tinha, porque prometeu o que não deveria prometer", disse.

Ainda de acordo com o dirigente, o perfil de contratações que o clube deseja no mercado já está muito bem definido pela comissão técnica, com base em tudo que o grupo atual do Cruzeiro entregou na disputa da Série B —da qual a equipe saiu campeã. Além disso, o clube pretende trabalhar com u número reduzido de jogadores, por isso evitou de projetar uma média de contratações para 2023.

"A gente quer trabalhar com elenco enxuto. Não queremos uma grande quantidade porque isso gera insatisfação na própria gestão do elenco. Vamos priorizar isso para fazermos o investimento certo. O objetivo é sempre contratar menos ao longo dos anos porque isso mostra que estamos acertando na tomada de decisão. O objetivo é sempre procurar pela qualidade, não pela quantidade", completou.

O Cruzeiro já resolveu a situação contratual de algumas peças importantes do elenco celeste como Rafael Cabral, Lucas Oliveira, Neto Moura e do próprio técnico Paulo Pezzolano, que tiveram seus contratos redefinidos durante a temporada para evitar assédio de outras equipes. A diretoria ainda aguarda algumas situações, como a do zagueiro Zé Ivaldo, que pertence ao Athletico e está emprestado à Raposa.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X CSA

Motivo: 38ª rodada da Série B
Data: 06 de novemnro de 2022 (domingo)
Local e horário: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Filipe Machado, Willian Oliveira e Matheus Bidu; Jajá, Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

CSA: Marcelo Carné; Everton Silva, Douglas, Lucão e Diego Renan; Geovane, Yann Rolim e Gabriel; Lourenço (Gabriel Tonini), Osvaldo e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Adriano Rodrigues.