Topo

Brasileirão Feminino A1 - 2022

Corinthians vence o Inter e conquista o tetra no Brasileirão feminino

Beatriz Cesarini e Bruno Menezes

Do UOL, em São Paulo

24/09/2022 15h54

O Corinthians é tetracampeão do Campeonato Brasileiro feminino de futebol. A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias venceu o Internacional com propriedade por 4 a 1 hoje (24), na Neo Química Arena, e levou a taça da competição nacional.

O título coroou a bela atuação do Corinthians neste Brasileirão. As Brabas só perderam uma partida no torneio inteiro, que foi o revés por 2 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, ainda na primeira fase.

Assim como o primeiro confronto no Beira-Rio, que terminou em empate por 1 a 1, o jogo de hoje teve caráter histórico, porque bateu o recorde de público do futebol feminino entre clubes do Brasil. Foram mais de 41 mil pessoas acompanhando o duelo entre Corinthians e Internacional em Itaquera.

É lá e cá

O primeiro tempo da partida começou com as corintianas colocando pressão nas adversárias do Rio Grande do Sul. Aos dois minutos, Gabi Zanotti marcou um gol, que acabou anulado corretamente pelo VAR. Em seguida, o Internacional se recuperou do abafa inicial e partiu para cima.

Aos 13 minutos da etapa inicial do confronto, a zagueira Sorriso inaugurou o placar da Neo Química Arena. O jogo continuou pegado, com boas jogadas para ambos os lados, até que aos 22 Jaqueline igualou o marcador com um chute direto após belo cruzamento de Yasmin. O Corinthians, então, virou aos 45 minutos, com Diany.

"Fizemos um bom primeiro tempo. Agora é aproveitar os espaços que o Inter vai deixar para fazer mais gols e ser campeão"
Jaque após o primeiro tempo

Força das Brabas

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma postura da etapa inicial: foco no ataque. No primeiro minuto do jogo, então, Victória recebeu de Gabi Portilho na entrada da grande área e chutou forte para o fundo das redes, agitando os torcedores presentes.

Aos 15 minutos do segundo tempo foi possível notar que o time do Inter sentiu o terceiro gol do Corinthians. A equipe de Mauricio Salgado passou a errar muito nas saídas de bola e disputas na intermediária. O Timão, por outro lado, ficou mais próximo do quarto gol do que as gaúchas do segundo.

O técnico do Inter fez algumas alterações, tentou colocar a equipe mais para frente, mas não conseguiu a reação. O Corinthians passou a administrar o resultado, com direito a gritos de olé nas boas jogadas.

Com tranquilidade, as Brabas selaram a vitória com o quarto gol. O tento que consolidou o título do Corinthians veio aos 46 minutos do segundo tempo, com Jheniffer, que recebeu bom cruzamento de Jaqueline.

Quem foi bem

Gabi Zanotti: mesmo sem marcar gol, foi a grande liderança técnica em campo. Distribuiu o jogo, acelerou e cadenciou quando necessário. A camisa 10 do Timão dominou o meio-campo e saiu ovacionada pela Fiel em Itaquera.

Quem foi mal

Duda: ao contrário da rival alvinegra, a camisa 10 colorada teve dificuldade em dar continuidade às jogadas e foi bem marcada por Vic Albuquerque, que jogou improvisada de volante.

Cronologia do jogo

Com um time bem ofensivo, o Corinthians iniciou a partida pressionando o Internacional. A estratégia do técnico Arthur Elias deu certo e as Brabas do Timão abriram o placar aos dois minutos do primeiro tempo com uma cabeçada de Gabi Zanotti. Apesar disso, a árbitra Charly anulou o tento após notar, com auxílio do VAR, uma falta de Diany no início da jogada.

Depois do susto inicial, a equipe do Internacional reagiu e equilibrou a partida. Em cruzamento na área corintiana, a goleira Lelê afastou, mas a bola caiu nos pés das gaúchas até que a zagueira Sorriso mandou para o fundo das redes e, agora sim, inaugurou o marcador da Neo Química Arena aos 13 minutos da etapa inicial.

Nove minutos depois, Yasmin recebeu pela esquerda, cruzou na segunda trave e encontrou Jaqueline. A meia emendou um chute de primeira e mandou para o gol. A virada do Corinthians veio aos 45 minutos, em jogada ensaiada de escanteio curto: Tamires cobrou o tiro de canto em direção à Adriana, que cruzou para Diany mergulhar e se redimir com o segundo gol das alvinegras.

Para o retorno ao segundo tempo, o técnico Arthur Elias fez uma substituição no Corinthians: saiu Andressa Pereira para a entrada de Tarciane. No primeiro minuto da etapa complementar, Victória ampliou o placar para as corintianas, tirou a camisa e recebeu um cartão amarelo.

Sorriso, do Inter, recebeu um cartão amarelo aos quatro minutos do segundo tempo ao parar o ataque do Corinthians com falta. Ao sentir o terceiro gol, o técnico do Inter Maurício Salgado fez duas trocas: saíram Sorriso e Maiara Lisboa e entraram Isa Haas e Biazinha. Aos 24 minutos do segundo tempo, o Inter fez mais uma troca: saiu a lateral Eskerdinha para a entrada da atacante Priscila.

Aos 27 do segundo tempo, a atacante Jheniffer, do Corinthians, recebeu cartão amarelo. Aos 30, Gabi Zanotti saiu aplaudida para a entrada da meia Gabi Morais. Seis minutos depois, foi a vez do Inter mudar novamente: a lateral Isabela Capelinha deu lugar à atacante Tâmara.

Aos 47 minutos do segundo tempo, Jheniffer marcou o quarto gol do Corinthians. Após o gol, Jheniffer saiu para dar lugar Grazi até o apito final da árbitra.

Recorde de público

No jogo de ida, a torcida estabeleceu um recorde na história do futebol feminino no Brasil: foram mais de 36 mil pessoas acompanhando a partida no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). A marca foi quebrada hoje mesmo, na grande decisão, com mais de 41 mil torcedores apoiando as atletas em campo. A renda bruta foi de R$ 900.981,00.

E não foi só isso. Hoje, o Brasil bateu o recorde continental ao superar a Colômbia, que levou 37 mil pessoas para assistir um jogo de futebol feminino entre clubes em estádio.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 4 x 1 Internacional
Data: 24/09/2022
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Hora: 14h (de Brasília)
Gols: Inter - Sorriso (14min/1ºT)
Corinthians - Jaque Ribeiro (22min/1ºT), Diany (45min/1ºT), Victória (1min/2ºT) e Jheniffer (47min/2ºT)Corinthians:
Lelê; Diany, Andressa (Tarciane), Yasmin e Tamires; Gabi Zanotti (Gabi Morais), Victória, Jaque Ribeiro e Gabi Portilho (Juliete); Adriana, Jheniffer (Grazi).
Técnico: Arthur Elias.
Internacional: Mayara; Isabela Capelinha (Tâmara), Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas) e Eskerdinha (Priscila); Ju Ferreira, Duda Sampaio, Maiara (Biazinha); Fabi Simões, Millene e Lelê.
Técnico: Maurício Salgado.

Aqui: