Topo

Palmeiras

Palmeiras tem melhores laterais do Brasil? Números sustentam Rocha e Mayke

Willian encara a marcação de Marcos Rocha e Mayke no Dérbi Corinthians x Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Willian encara a marcação de Marcos Rocha e Mayke no Dérbi Corinthians x Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

24/08/2022 04h00

Abel Ferreira gosta muito de elogiar seus jogadores no Palmeiras. Após a vitória pelo Campeonato Brasileiro sobre o Goiás por 3 a 0, o treinador não teve qualquer pudor em afirmar ter no elenco os dois melhores laterais direitos do Brasil: Marcos Rocha e Mayke

Naquela tarde, Mayke foi titular, fez o primeiro gol do time e teve atuação impecável. Na transmissão da TV Globo, acabou escolhido como o craque do jogo. Na Bola de Prata da ESPN, foi apontado como melhor atleta da posição na rodada. No Sofascore, saiu de campo com a impressionante nota 8,9, que fez dele o melhor da partida também na plataforma.

Os números mostram que Abel não tem mesmo muito a reclamar em se tratando do setor. O curioso é que Rocha e Mayke têm bons índices, que de certo modo, se complementam. Rocha, quando não de lateral, costuma jogar com zagueiro. Já Mayke, se não vai na sua, costuma atuar como um atacante. É por isso que muitas vezes é normal ver Mayke e Rocha em campo ao mesmo tempo.

Mas e quanto à afirmação de Abel Ferreira? A julgar pelos índices do Footstasts, mesmo banco de dados estatístico utilizado pelo Palmeiras, Marcos Rocha é o melhor lateral direito do Brasileiro e sétimo melhor jogador da competição no geral, atrás dos companheiros Scarpa (1º), Gómez (2º), Murilo (4º) e Dudu (5º), do corintiano Cássio (6º) e de Tadeu (3º), goleiro do Goiás.

Já Mayke, mesmo jogando pouco (13 aparições, seis como titular) é o quarto melhor lateral direito do campeonato pelo mesmo índice. Além de Rocha, fica atrás de Matheuzinho, do Flamengo, e Mariano, do Atlético-MG.

Ninguém desarma tanto quanto Rocha

Falar bem de Marcos Rocha logo depois da partida contra o Flamengo pelo Brasileiro, do último domingo (21), soa um tanto fora de timing.

Na partida, ele levou belo drible de Ayrton Lucas e deu tempo e espaço para o rubro-negro cruzar para Victor Hugo fazer o gol dos cariocas no empate em 1 a 1. Mas, ao longo do campeonato, seus números são bons.

Ninguém no Palmeiras teve mais ações defensivas certas do que o camisa 2 na temporada. Somando desarmes e interceptações, foram 109. Contando apenas os desarmes, o número de Rocha é 86, o que também o coloca no topo desse ranking. No Brasileiro, ele é o palmeirense que mais desarmou adversários, com 42 — média 2,8 por jogo.

Na parte ofensiva, em 36 jogos da temporada, ele deu seis assistências para seus companheiros.

Mayke tem boas médias no ataque

Por conta do necessário rodízio de jogadores, Mayke tem participado bastante dos jogos neste ano. Apareceu em campo 32 vezes, mas foi titular em apenas metade dessas partidas. Mesmo assim, teve destaque.

Mayke fez um gol em seis finalizações certas —Rocha, por exemplo, tem só uma. Ele também concedeu quatro assistências para gols de colegas de time —duas a menos que Rocha, embora tenha iniciado 21 jogos a menos como titular que o companheiro.

Por isso, também surpreende que ele tenha o quinto melhor índice de passes para gol do elenco nos campeonatos de 2022. Com quatro, perde para Scarpa (13); Dudu (8); Veiga, Rocha e Veron (6); e Wesley (5).

Mayke ou Marcos Rocha: Qual lateral deve ser titular do Palmeiras?

Resultado parcial

Total de 187 votos
43,85%
ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
56,15%
VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Palmeiras