Topo

Atlético-MG

Volta de Cuca anima atletas do Atlético-MG que buscam vaga na Copa do Mundo

Hulk viveu grande fase sob o comando de Cuca, na temporada 2021 - Pedro Souza/Atlético-MG
Hulk viveu grande fase sob o comando de Cuca, na temporada 2021 Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

29/07/2022 04h00

Classificação e Jogos

Atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG tem cedido jogadores a seleções que estarão na Copa do Mundo do Qatar. Alguns vivem a expectativa pela convocação. No entanto, a queda de produção do Galo não fez bem aos atleticanos que desejam fazer parte da lista do técnico Tite e dos demais treinadores que estarão no Mundial. Mas o retorno de Cuca agradou e renovou a confiança dos selecionáveis.

Entre eles, o goleiro Everson, o lateral esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk, nomes que foram chamados recentemente e nutrem o sonho de disputar a Copa no final do ano. Mas a expectativa dos jogadores atleticanos é diferente, afinal, cada um deles está num estágio diferente na avaliação da comissão técnica da seleção brasileira.

Pedido por muitos torcedores, não apenas por atleticanos, o atacante Hulk esteve na lista de Tite no ano passado, quando o treinador não contou com os atletas que atuavam por clubes ingleses. O artilheiro do Galo ficou na reserva em três partidas, mas atuou nos 10 minutos finais do triunfo por 2 a 0 sobre o Peru, na Arena Pernambuco. Aos 36 anos, o camisa 7 conta com o apelo popular e depende totalmente do momento do time para ser lembrado.

Já o caso de Everson é mais complicado. O goleiro é tido como a quarta opção de Tite, que tem claramente em Alisson, Ederson e Weverton entre os favoritos à Copa. O titular da meta atleticana só estará no Qatar caso um dos três não esteja na pré-lista enviada à Fifa. Tite tem de enviar 55 nomes à entidade máxima do futebol, para só depois escolher os 26 convocados para o Mundial.

Guilherme Arana em ação durante o jogo da seleção brasileira contra o Chile, pelas Eliminatórias - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Guilherme Arana em ação durante o jogo da seleção brasileira contra o Chile, pelas Eliminatórias
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Se Hulk é um candidato muito mais pelo apelo popular e Everson já tem definida sua condição, o lateral esquerdo Guilherme Arana é quem de fato disputa um lugar no grupo que tentará o hexa para o Brasil. O camisa 13 do Galo é nome constante nas convocações de Tite, inclusive foi o titular no jogo mais recente da Seleção Brasileira, no triunfo por 1 a 0 sobre o Japão, no começo de junho, em amistoso realizado no país asiático.

Na disputa com Arana estão Alex Telles (Manchester United), Renan Lodi (Atlético de Madri) e Alex Sandro (Juventus). Dois deles certamente vão estar com a Seleção Brasileira no Qatar. Para superar a forte concorrência, o lateral atleticano sabe que precisa recuperar o bom momento que já viveu no Atlético.

"Eu não sou uma máquina, então é normal a oscilação. Mas sei do meu potencial, sei o que posso oferecer ao grupo, sei das minhas qualidade e também sei o que preciso melhorar. Eu trabalho diariamente para me manter na minha melhor forma e ajudar minha equipe. O Cuca conhece meu estilo de jogo, ele já sabe o que tem em mãos. Quanto a isso eu fico tranquilo, pois não só eu, mas todos os jogadores vão dar a volta por cima e desempenhar um bom futebol novamente", disse Arana, que confia na volta de Cuca para recuperar o melhor futebol de todos no Atlético.

"Quando o coletivo está bem, a gente sabe que é normal o individual aparecer um pouco mais. A gente sabe que estávamos abaixo, mas temos qualidade para reverter essa situação. Com a volta do Cuca, que conhece o grupo, tenho certeza que todos os jogadores vão entrar na sua melhor forma e desempenhar um bom papel dentro de campo. Que é o que a torcida já conhece e quer continuar vendo dentro de campo".

Atlético-MG