Topo

Campeão mundial em 2005, Edcarlos acha que SPFC pode eliminar Palmeiras

Edcarlos durante treino do Atlético-MG, no estádio Rumiñahui, em Quito, em abril de 2016 - Bruno Cantini/Atlético MG/Bruno Cantini/Atlético-MG
Edcarlos durante treino do Atlético-MG, no estádio Rumiñahui, em Quito, em abril de 2016 Imagem: Bruno Cantini/Atlético MG/Bruno Cantini/Atlético-MG

Augusto Zaupa e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

09/07/2022 04h00

Atual bicampeão da Libertadores e líder do Brasileirão, o Palmeiras está com os dias contados no torneio sul-americano e na Copa do Brasil, é o que aponta o zagueiro Edcarlos. Com passagens vencedoras por Atlético-MG e São Paulo, o atleta de 37 anos acredita que os dois clubes são capazes de eliminar o time de Abel Ferreira nos torneios de mata-mata. Aliás, Galo e Tricolor se enfrentam neste domingo (10), no Mineirão, pela 16ª rodada do Nacional.

No primeiro confronto do clássico paulista valendo a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo levou a melhor ao vencer por 1 a 0 - o jogo da volta ocorre na quinta-feira (14), no Allianz Parque. Já os duelos entre Atlético-MG e Palmeiras, pela classificação à semifinal da Libertadores, irão acontecer apenas em agosto.

"Sabemos que o Palmeiras está vindo numa sequência muito boa, o time está muito bem encaixado. Mas sabemos também que em decisão tudo pode acontecer. Em algumas outras situações, o time que supostamente vem de sequência não tão boa consegue sobressair. Se tratando do São Paulo, o Rogério Ceni, em especial, tem o antídoto para enfrentar o Palmeiras, os últimos resultados falam por si só", comentou Edcarlos.

"Acredito muito [na classificação do time mineiro]. O Galo vem também num crescimento muito grande. Com a força do seu torcedor, principalmente aqui em Minas, tenho certeza que vai fazer a diferença. Na última Copa Libertadores, o Galo foi eliminado [na semifinal, justamente pelos palmeirenses], mas por um pequeno detalhe. O Galo tinha totais condições de passar. Mas eu acredito que nessas duas situações aí, tanto o São Paulo quanto o Galo, eles vão conseguir eliminar o Palmeiras nas duas competições", acrescentou.

Ainda em atividade, Edcarlos defende atualmente o Betim FC, que disputa o Modulo II e está no páreo para garantir o acesso à elite do Mineiro. Morando em Minas Gerais, o zagueiro tem acompanhado de perto o Atlético-MG, mas, mesmo distante, também assiste aos jogos do São Paulo. Ele, no entanto, aponta favoritismo do atual campeão brasileiro para o duelo deste domingo.

"São duas camisas de peso, pesadas. O futebol se consiste no momento, e o momento atual do Atlético MG é melhor, não só pelo elenco, pela motivação e pelo peso de estar em casa, o peso aqui da torcida do Atlético é muito grande. Já tem um elenco muito bom e vem se reforçando cada vez mais. O Atlético está um passo à frente. O São Paulo do Rogério Ceni também está se tornando um time cascudo, está demonstrando muito uma reação. Se nós formos olhar os históricos, no papel hoje o Atlético-MG está na frente. Mas no futebol nós sabemos que dentro de campo tudo pode acontecer."

Bissexualidade do amigo Richarlyson

Pela primeira vez, Richarlyson assume ser bissexual - Instagram - Instagram
Richarlyson atualmente é comentarista da TV Globo
Imagem: Instagram

Pelo São Paulo, Edcarlos conquistou o Mundial de Clubes, a Libertadores (ambos em 2005) e Campeonato Brasileiro (2006 e 2007). Já pelo Galo, as taças mais expressivas foram a da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil (ambas em 2014). Em alguns destes feitos vitoriosos, o zagueiro teve como colega de equipe Richarlyson, ex-meia e atualmente comentarista da TV Globo que assumiu publicamente a sua bissexualidade. A opção sexual do amigo não mudou em nada a relação com o zagueiro.

"O Rick é um dos caras mais especiais que eu tive o prazer de jogar, tanto no São Paulo como no Atlético-MG. Era um dos caras que mais treinava, era polivalente, jogou em várias posições. Ele dava o seu máximo e nos ajudou bastante. Ele é um cara excepcional na convivência. Independentemente da orientação sexual, eu acho que isso é totalmente irrelevante para qualquer profissão, cada um segue a sua vida e faz o que gosta. O importante é estar feliz, não agredir ninguém, pois respeitar o próximo é o mais importante. O Rick é um cara, muito, muito especial, e às vezes a gente fica fazendo muito barulho [com o anúncio], que para mim é irrelevante", discursou.

"Se criou isso né, que futebol é para homem. Tanto tempo aí [perdido] para apoiar as meninas, que poderiam estar com um futebol muito mais avançado. Muitas vezes as pessoas ficam como se não houvesse [pessoas LGBTQIA+] nas outras profissões, como se não houvesse dentro da sua família, seu vizinho... Então, é uma coisa eu vejo como natural, desde que haja respeito. O Rick tem o total apoio de todos os atletas que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Tenho certeza que todo mundo tem um carinho muito grande por ele", completou.

Mais trechos da entrevista com Edcarlos

Zaga do São Paulo não passa segurança?

"O futebol são 11 atletas e ali tem as funções. Os primeiros defensores são os atacantes. A partir do momento que o meio e o ataque conseguem dar aquela resposta positiva, conseguem travar, conseguem prender a saída de jogo, não deixam transitar de uma maneira muito solta, que a bola não vai chegar tão aberta... Às vezes, a zaga está muito exposta, por isso eu atribuo isso aos atacantes, que, aliás não têm feito o seu papel da forma que tem que ser feito. Os zagueiros eventualmente são mais lentos que os atacantes, os zagueiros estão postados, parados pegando atacantes vindo com movimento e vai ter desvantagem, lógico. Acredito que em todo, quando o ataque dar esse suporte maior, começar a marcar e ajudar melhor essa transição das outras equipes, a zaga do São Paulo vai sobressair e vai melhorar."

Liberdade dos adversários do São Paulo

"Ei vi o último jogo pelo Brasileiro, contra o Atlético-GO, e posso dizer que eu vejo uma liberdade muito grande na transição das equipes adversárias. Lógico que vai sobrecarregar o zagueiro. Quando criticamos o ataque, eu te falo que a parte defensiva não está criando, não está tendo uma saída de bola mais consistente, não está chegando bola limpa para o atacante poder finalizar lá na frente. Então, olho os dois lados do futebol e analisem sempre desta forma: a construção e desconstrução têm que se ajudar, andar juntas."

Rogério Ceni no caminho certo

São Paulo comemorando o mundial de 2005 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Jogadores do São Paulo comemoram título do Mundial de Clubes de 2005
Imagem: Reprodução/Twitter

"Ele está no caminho certíssimo. Ele falou esses dias numa entrevista que não tem nenhum cara que trabalhe mais no São Paulo do que ele, e é verdadeiramente. Vivenciei isso durante cinco anos ao conviver com ele todos os dias [no Tricolor]. Não teria um cara melhor no atual momento do São Paulo para estar dirigindo o São Paulo, porque o Rogério tem casca para isso, ele pode bater à vontade que ali ele tem força para aguentar, tem personalidade para mudar a atual situação. Hoje o time está voltando para os trilhos aos poucos na mão dele. Hoje o São Paulo não teria um técnico melhor para este momento."

São Paulo favorito na Sul-Americana?

"Não vejo como favorito, principalmente se tratar de uma competição sul-americana, cada jogo é uma surpresa. Não é fácil enfrentar muitas vezes equipes de fora em situações adversas e tem essa pressão aqui no Campeonato Brasileiro. Eu não acredito que o São Paulo tenha elenco para bater de frente nas duas competições, principalmente por causa do tanto de lesões que vem acontecendo. Mas o Rogério tem casca para chegar na final aí e poder arrancar um título na Sul-Americana, mas no Brasileiro eu não acredito em título nesse ano."

Hulk merece voltar à seleção e ir à Copa

"Hoje ele é o melhor atleta em atividade no Brasil, e é um cara que poderia perfeitamente ser convocado. Se seria titular, eu não sei. Mas acredito friamente que seria um atleta que iria ajudar muito a seleção brasileira. Vejo atletas que estão muito mais abaixo do que ele com a possibilidade de ir para seleção. Tudo pode acontecer, nós não podemos cravar que ele não vá [ao Qatar], mas seria uma injustiça por tudo o que ele está fazendo se não tiver essa chance. Você vê que o cara está com fome de estar na seleção, de ir para uma Copa do Mundo. Ele está se dedicando. Ele daria um retorno muito grande, tanto como 9 ou de beirada também, como um 7. O Hulk seria uma peça fundamental para nossa seleção."

Planos para o futuro

"Estou com 37 anos e jogando aqui no projeto do Betim FC, no Módulo II do Campeonato Mineiro, que termina agora no final do mês. Estou fazendo curso de gestão de futebol e vou continuar na parte da gestão. O pensamento de hoje é jogar até o final do ano, estamos no hexagonal final e com o objetivo de subir o Betim para a Primeira Divisão. Estamos próximo de conquistar o nosso objetivo. Mas no final deste ano quero dar outro passo dentro do futebol, eu estou me preparando para isso [para ser diretor de futebol de algum clube]."