Topo

Botafogo x Fortaleza opõe Kanu e Benevenuto, parceiros com caminhos opostos

Marcelo Benevenuto e Kanu, zagueiros foram companheiros no Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/05/2022 04h00

O Botafogo recebe o Fortaleza hoje (15), pelo Campeonato Brasileiro, em jogo que coloca em lados opostos Kanu e Marcelo Benevenuto, zagueiros que construíram uma parceria dentro e fora de campo nos tempos de Alvinegro, mas seguiram caminhos diferentes após o rebaixamento de 2020. O confronto, no Nilton Santos, está marcado para 18h.

O Glorioso, com oito pontos, visa encostar no G4, enquanto o Leão, com apenas um, é o lanterna e tenta fazer a fase começar a mudar na competição.

A partida viveu dias de indefinição. Originalmente marcada para hoje, às 18h, ela teve o horário alterado para às 16h — o que influenciou no jogo do Vasco, que encara o Bahia em São Januário. Depois de movimentação nos bastidores, ambos os jogos voltaram à programação inicial.

Voltando ao campo, o confronto entre Botafogo e Fortaleza terá um ingrediente a mais. Companheiros de longa data, será a primeira vez que Kanu, zagueiro do Alvinegro, e Marcelo Benevenuto, hoje no Fortaleza, se enfrentam. Crias do Glorioso, os dois foram parceiros na base e formaram a dupla na campanha do título do Brasileiro sub-20, em 2016, sob comando de Eduardo Barroca.

Um pouco mais velho, Benevenuto foi promovido ao elenco profissional ainda naquela temporada, enquanto Kanu passeou entre o Sub-20, sub-23 e o grupo principal, até passar a ter mais chances no time de cima, em 2020.

Ao reeditar a união no profissional, ainda no início daquele ano, Kanu ressaltou a amizade com Benevenuto, lembrando que a parceria não se limitava às quatro linhas.

"A gente viveu o momento mais importante da base juntos [conquista do Brasileiro Sub-20]. Eu tenho de falar desse cara! Eu amo estar com ele dentro de campo, e amo estar com ele fora de campo. Nossos filhos brincam juntos. O Paulo [Autuori], treinador à época] pede linha alta, marcação na pressão. Temos boa leitura para fazer essa marcação mais alta", disse, na ocasião.

A temporada de 2020 — que terminou somente em 2021 devido à paralisação por conta da pandemia —, porém, foi trágica para o Botafogo. Em uma grave crise tanto dentro quanto fora de campo, a equipe acumulou resultados negativos e acabou rebaixada no Brasileiro.

Alguns nomes daquele elenco se tornaram alvo da torcida e, para a jornada seguinte, houve uma reformulação no elenco. Benevenuto, inicialmente, permaneceu em General Severiano, mas a relação com a arquibancada, que já vinha desgastada, ganhou novos capítulos após falhas no Carioca que fizeram as críticas aumentarem. Foi, então, emprestado ao Fortaleza em busca de novos ares.

Imagem: MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

No Leão, Benevenuto logo se tornou titular e um dos protagonistas de uma campanha que fez o clube cearense chegar à Libertadores.

Kanu, por sua vez, um dos poucos poupados após a queda, ficou. Naquele momento, houve propostas do Cruz Azul, do México, e do São Paulo, que fez até mais de uma investida, mas as tratativas não avançaram. O zagueiro se tornou um dos líderes do elenco e chegou até mesmo a conversar cara a cara com alguns torcedores após a eliminação precoce na Copa do Brasil do ano passado.

No bate-papo fez um desabafo e questionou se acreditavam que o "da noite para o dia o Botafogo ia virar o Real Madrid". A frase que, inclusive, acabou se tornando uma espécie de símbolo na Era SAF. Com a chegada de reforços, o Glorioso se acertou e conseguiu o retorno à Série A como campeão, e tendo Kanu como um dos nomes importantes na caminhada.

Imagem: Vitor Silva / Botafogo

"Xodó" de John Textor, e com boas atuações na atual temporada, Kanu teve o contrato renovado e o novo vínculo vai até o fim de 2025. Benevenuto, por outro lado, após o empréstimo, foi negociado definitivamente com o Fortaleza — com direito a campanha junto à torcida —, em transação que envolveu R$ 45 milhões por 55% dos direitos.

Casa cheia

Animada com o desempenho do time até aqui, a torcida do Botafogo promete, novamente, encher o Nilton Santos, como fez nas últimas partidas em casa — contra o Juventude foram 34.734 presentes, enquanto contra o Ceilândia foram 18.648.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FORTALEZA

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 15 de maio de 2022, domingo
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA / BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA / GO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA / SP)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Botafogo x Fortaleza opõe Kanu e Benevenuto, parceiros com caminhos opostos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2022