PUBLICIDADE
Topo

La Liga - 2021/2022

Barcelona vence Real Sociedad e adia chance de título do Real Madrid

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Aubameyang contra o Real Sociedad: 1 a 0 no sufoco - Ander Gillenea/AFP
Jogadores do Barcelona comemoram gol de Aubameyang contra o Real Sociedad: 1 a 0 no sufoco Imagem: Ander Gillenea/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2022 18h33

Classificação e Jogos

O Barcelona venceu a Real Sociedad por 1 a 0, hoje (21), na Reale Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol. O gol foi marcado por Aubameyang logo aos dez minutos do primeiro tempo, com assistência de Ferran Torres.

O resultado leva o Barça a 63 pontos na segunda posição da tabela de classificação de La Liga, 15 a menos do que o líder Real Madrid e ainda com um jogo para cumprir. Como restam outras cinco rodadas pela frente, o Real viu sua chance de título antecipado adiada, o que aconteceria somente se a Real Sociedad tivesse vencido nesta quinta-feira.

A Real Sociedad tem mais de uma semana livre até 1º de maio, quando enfrenta o Rayo Vallecano fora de casa. Já o Barcelona tem pouco tempo de descanso: no domingo (24), recebe o mesmo adversário às 16h, em Camp Nou, em jogo atrasado da 21ª rodada. Nova chance de diminuir a distância para o Real Madrid e manter o sonho de beliscar o título.

Ferran foi o melhor em campo

Ferran - Ander Gillenea/AFP - Ander Gillenea/AFP
Ferran Torres deu assistência para gol do Barcelona nesta quinta-feira, em San Sebatian
Imagem: Ander Gillenea/AFP

Aubameyang só marcou de cabeça aos dez minutos do primeiro tempo porque Ferran Torres não se assustou com a posse de bola dentro da área da Real Sociedad e soube momento e força ideais para levantar a bola para o companheiro. Na etapa complementar, ele também deu o passe para uma ótima chance de frente para o gol perdida por Gavi, provando seu alto nível de desempenho nesta partida. Com passes precisos, habilidade e bom passe, Ferran roubou a cena em San Sebastian.

Dupla de ataque sem perdão

Isak perdeu uma chance incrível da Real Sociedad no jogo. Foi um lance aos 42 minutos do primeiro tempo, quando o Barça vencia por 1 a 0. Num contra-ataque, Sorloth dominou pelo meio, carregou dois marcadores e deu um passe açucarado para o sueco. De frente para ter Stegen, Isak tentou uma finalização de chapa, mas a impressão foi que a bola bateu no osso e não foi nem sequer na direção do gol, direto para fora. Uma chance inacreditável perdida e que comprometeu o desenrolar do jogo do time mandante.

Mas podia piorar: logo aos três minutos da etapa complementar, Januzaj tentou servir Sorloth duas vezes numa jogada em alta velocidade. Na primeira, o passe saiu um pouco atrás e não deu para completar. Já na segunda, Sorloth apareceu livre na segunda trave, sem goleiro, e conseguiu chutar por cima do gol. Sorloth e Isak, as esperanças ofensivas da Real Sociedad, fizeram feio.

Dois tempos diferentes

O jogo começou muito intenso, com os dois times procurando o ataque, marcando firme e flertando até com a violência, num excesso de faltas injustificável. Com Dembélé em boa fase, o Barcelona criou as melhores chances no primeiro tempo, mas diminuiu o ritmo na etapa final, quando a Real Sociedad se jogou para buscar o empate e pressionou o adversário. Ter Stegen fez toda a diferença para segurar o placar favorável ao Barça.

Como foi Daniel Alves

Daniel - Ander Gillenea/AFP - Ander Gillenea/AFP
Daniel Alves cai após dividida com Rafinha em Real Sociedad x Barcelona
Imagem: Ander Gillenea/AFP

O lateral-direito brasileiro não foi um grande destaque, mas também não tem razões para se envergonhar do desempenho na partida de hoje. Escalado em sua função comum com Xavi, como um meia mais recuado pelo lado direito, participou de algumas ações ofensivas ao servir Dembélé em velocidade e na defesa não comprometeu. Saiu machucado aos 21 minutos do segundo tempo depois de uma dividida com Rafinha.

O gol

O Barcelona abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo. Rolou uma jogada pelo lado esquerdo do ataque que Dembélé finalizou na trave. A zaga da Real Sociedad demorou a reagir, Gavi recuperou a pose de bola e tocou na pequena área para Ferran, que teve a tranquilidade de levantar com perfeição para o cabeceio de Aubameyang perto da segunda trave, no fundo da rede.

Aubameyang - Ander Gillenea/AFP - Ander Gillenea/AFP
Aubameyang marca de cabeça gol do Barcelona contra o Real Sociedad
Imagem: Ander Gillenea/AFP

FICHA TÉCNICA
REAL SOCIEDAD 0 x 1 BARCELONA

Competição: Campeonato Espanhol, 33ª rodada
Estádio: Reale Arena (Estádio Anoeta), em San Sebastian (Espanha)
Data/hora: 21 de abril de 2022 (quinta-feira), às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Del Cerro Grande
Assistentes: Juan Yuste e Gonzalo García
VAR: Juan Martínez Munuera
Cartões amarelos: Normand (Real Sociedad), Ronald Araújo, Piqué, Gavi (Barcelona)

GOL: Aubameyang, aos 10/1ºT (0-1)

REAL SOCIEDAD: Remiro; Zaldúa (Guridi), Zubeldia, Normand e Diego Rico; Zubimendi (Guevara), Mikel Merino, Rafinha (Gorosabel) e Zanuzaj (Ander Martin); Sorloth e Isak (Portu). Técnico: Imanol Alguacil.

BARCELONA: ter Stegen; Daniel Alves (Dest), Ronald Araújo (Eric Garcia), Piqué (Lenglet) e Jordi Alba; Busquets, Gavi e Frank de Jong; Dembéle, Ferran Torres e Aubameyang (Luuk de Jong). Técnico: Xavi Hernández.