Topo

Francês - 2021/2022

Neymar e Mbappé marcam, PSG vence Olympique e pode ser campeão na quarta

Neymar comemora gol pelo PSG e é abraçado por Mbappé (esq) e Messi no confronto contra o Olympique de Marselha, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês. 17/04/2022 - THOMAS COEX/AFP
Neymar comemora gol pelo PSG e é abraçado por Mbappé (esq) e Messi no confronto contra o Olympique de Marselha, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês. 17/04/2022 Imagem: THOMAS COEX/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2022 17h47

O PSG venceu o clássico contra o Olympique de Marselha por 2 a 1 na tarde de hoje (17), no Parque dos Príncipes, e está cada vez mais próximo de confirmar o iminente título do Campeonato Francês.

No duelo entre líder e vice-líder, válido pela 32ª rodada do torneio nacional, o PSG levou a melhor com gols de Neymar e Mbappé e se distanciou ainda mais na ponta. Caleta-Car marcou para o Olympique. Agora, 15 pontos separam os rivais na tabela.

Isso significa que o time de Paris pode ser campeão francês já na próxima rodada, quando visita o Angers, na quarta (20), às 16h. No mesmo dia e horário, o Olympique recebe o Nantes em Marselha. Se o PSG vencer e o Olympique não ganhar, o título será da equipe de Neymar, Mbappé, Messi e companhia.

Quem foi bem: Neymar

O camisa 10 segue em alta. Participou da jogada dos dois gols do PSG: marcou o primeiro de cobertura e protagonizou o lance do pênalti, convertido por Mbappé, ao tentar o passe que Rongier colocou a mão na bola.

Quem foi mal: Donnarumma

O goleiro saiu muito mal do gol após a cobrança de escanteio que resultou no empate do Olympique. Depois, quase se complicou ao dar um passe perigoso para Kimpembe, que teve de se livrar da bola com chutão. No segundo tempo, foi pouco exigido.

Quatro gols anulados por impedimento

No fim da bastante movimentada etapa inicial, Messi teve dois gols anulados por impedimento. O primeiro foi aos 40, quando Nuno Mendes foi flagrado em posição irregular na origem da jogada, e o segundo aos 46, quando o próprio argentino estava à frente após receber cara a cara com Pau López. No segundo tempo, foi a vez de Mbappé marcar, mas ver o gol ser invalidado.

Nos minutos finais da partida, o Olympique quase empatou, mas também teve um gol anulado. Saliba aproveitou cruzamento, mas o VAR flagrou o zagueiro em impedimento.

Cronologia

O PSG abriu o placar do clássico em sua primeira oportunidade na partida. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Verratti deu lançamento preciso para Neymar, que se antecipou à marcação e encobriu Pau López.

O empate do Olympique saiu aos 31, em bate-rebate na área e saída errada de Donnarumma após cobrança de escanteio. O zagueiro croata Caleta-Car viu a bola sobrar para ele com o gol aberto e deixou tudo igual no Parque dos Príncipes.

Ainda deu tempo para o PSG voltar à frente do placar na última jogada do primeiro tempo. Rongier tocou com o braço dentro da área, e a arbitragem, com auxílio do VAR, marcou pênalti, convertido por Mbappé.

O jogo do PSG: estrelas se destacam e decidem

O time de Mauricio Pochettino usou e abusou da habilidade do trio de ataque formado por Neymar, Mbappé e Messi. Os dois primeiros, especialmente, foram os autores dos gols e quem mais levaram perigo ao Olympique. O argentino iniciou apagado, mas acordou a partir da metade da etapa inicial. Defensivamente, o PSG apresentou problemas apenas na saída ruim do gol de Donnarumma no lance do gol dos rivais. No segundo tempo, o time de Paris apenas administrou o resultado.

O jogo do Olympique: 'retranca' dura pouco

Conhecido pelo estilo ofensivo, Jorge Sampaoli escalou o Olympique de forma bem defensiva no Parque dos Príncipes. Sem a bola, o time tinha uma linha de cinco na zaga, com Gerson como ala-esquerdo e dobrando a marcação em Messi com Luan Peres. A estratégia não funcionou, já que o PSG conseguiu sair na frente logo aos 11 minutos de partida. Mesmo após empatar, o time foi pouco reativo e quase não conseguiu levar perigo ao PSG, que cresceu e ditou o ritmo da partida. Nos minutos finais, ensaiou uma pressão, mas não conseguiu igualar o placar.

Neymar: seis gols em três jogos

O craque brasileiro vive fase goleadora no PSG. Com o belo gol marcado no clássico, balançou as redes pela sexta vez nas últimas três partidas. Nas duas rodadas anteriores, fez dois contra o Lorient e três contra o Clermont.

Neymar recebe amarelo e se revolta

Uma rápida confusão foi iniciada depois que Neymar foi advertido com cartão amarelo após falta em Guendouzi. O camisa 10 se irritou muito com a decisão do árbitro por entender que o rival simulou a queda e discutiu com o volante do Olympique e com a arbitragem. Vale lembrar que ele está suspenso da partida contra o Angers, que pode dar o título francês ao PSG.

FICHA TÉCNICA

PSG 2 X 1 OLYMPIQUE DE MARSELHA

Competição: Campeonato Francês, 32ª rodada
Estádio: Parque dos Príncipes, em Paris, França
Data e horário: 17 de abril de 2022, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: François Letexier
Assistentes: Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni
VAR: Willy Delajod
Cartões amarelos: Verratti, Nuno Mendes, Gueye, Neymar, Mbappé e Donnarumma (PSG); Gerson (OM)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Neymar (11'/1ºT) e Mbappé (49'/1ºT); Caleta-Car (31'/1ºT)

PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Kimpembe e Nuno Mendes; Danilo Pereira, Gueye (Wijnaldum) e Verratti (Sergio Ramos); Messi, Mbappé (Icardi) e Neymar. Técnico: Mauricio Pochettino

OLYMPIQUE DE MARSELHA: Pau López; Rongier (Lirola), Saliba, Caleta-Car (Bakambu) e Luan Peres; Guendouzi, Kamara, Gueye (Dieng) e Gerson; Ünder (Harit) e Payet. Técnico: Jorge Sampaoli